Especialização aborda controle das infecções hospitalares

23 de março de 2009 - 16:00

 

 

O Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar, promovido pela Coordenadoria de Pós-graduação em Atenção à Saúde, realiza de 23 a 25 de março, o quarto módulo, cujo tema é “Segurança do Paciente – A Farmácia Hospitalar e o Controle das Infecções Hospitalares”. As atividades, com carga horária de 30 horas, acontecem na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

Destinado aos farmacêuticos que atuam na Farmácia Hospitalar de hospitais públicos do Ceará e de outros estados, o IV Módulo, segundo a coordenadora do curso, Solange Dantas, vai habilitar os participantes em relação ao controle das infecções hospitalares em todos os aspectos e procedimentos estabelecidos, de acordo com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Neste módulo, os participantes do curso vão conhecer a legislação e os aspectos políticos e éticos das Infecções Hospitalares; a importância de um programa de controle e prevenção e a atuação do farmacêutico nesse contexto; conteúdo específico para uma participação efetiva na antibioticoterapia (a microbiologia aplicada ao controle das infecções hospitalares e à resistência bacteriana), além de obter informações sobre a utilização racional dos germicidas no âmbito hospitalar, bem como procedimentos de limpeza hospitalar, lavanderia e gerenciamento de resíduos.

QUALIFICAÇÃO

Iniciado em 2008, o Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar tem como proposta contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde, como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará.

A coordenadora Solange Dantas disse que é necessário qualificar os farmacêuticos que trabalham nos hospitais para garantir que o medicamento esteja armazenado de forma adequada, distribuído na dose correta, conforme o ciclo logístico de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e acompanhamento. “Esses profissionais acompanham a farmacoterapia do paciente, a farmacovigilância (detecção de erros e reações adversas) e atuam no combate à infecção hospitalar, através do controle do uso dos antimicrobianos”, esclarece ela.

Com duração de 360 horas-aula, o curso será realizado em 12 unidades modulares de 30 horas, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE –  ascom@esp.ce.gov.br