Campanha alerta sobre câncer de mama
24 de novembro de 2008 - 03:00
No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), nos últimos 5 anos foram registrados cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. No Ceará acontece o mesmo e, nos anos de 2006 e 2007, a taxa de mortalidade pela doença foi de 9,5 e 9,2 por 100 mil habitantes, respectivamente. A incidência é de 50 casos por 100 mil habitantes.
Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. A maioria dos casos de câncer de mama, no Brasil, é diagnosticada em estágios avançados, diminuindo as chances de sobrevida das pacientes e comprometendo os resultados do tratamento.
A Semana de Incentivo à Saúde Mamária é uma campanha educativa de incentivo à saúde mamária sendo grande instrumento de alerta, de conscientização da população para o problema. Visa incentivar o diagnóstico mais precoce da doença com orientações e informações, estimulando as mulheres a fazerem o auto-exame e mobilizando toda a sociedade este grave problema.
Procedimento simples, indolor e caseiro, o auto-exame traz grandes resultados tanto na detecção real e precoce da doença, como em levar a mulher a se observar mais e consultar um mastologista ao perceber qualquer alteração nos seios. O auto-exame é fundamental. E as mulheres com mais de 40 anos de idade devem fazer a mamografia anualmente.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SESA