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Alunos do Ensino Médio iniciam Curso Técnico de Enfermagem

5 de novembro de 2008 - 14:32

 

 
Após participarem de capacitação pedagógica na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Coordenadoria de Educação Profissional, os 34 enfermeiros-tutores do Curso Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio retornaram aos 21 municípios onde está sendo desenvolvido o curso. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo federal, que está sendo desenvolvida pelo Governo do Estado, através de parceria da Secretaria de Educação Básica (Seduc) e Escola de Saúde Pública, no tocante a este curso. A perspectiva para o próximo ano é de que sejam contemplados mais 25 municípios, com 50 turmas.

Agora, os tutores começaram a ministrar para os 1.135 alunos selecionados o Módulo Básico, que tem 80 horas-aula e vai até o próximo dia 19 de dezembro. Nas disciplinas Processo de Trabalho em Enfermagem e Processo de Trabalho em Saúde, os estudantes vão ter noções gerais sobre história da Enfermagem, perspectivas do mercado de trabalho, código de ética da profissão, história do SUS etc. “É um módulo introdutório, que vai prepará-los para entender melhor os conteúdos a serem desenvolvidos no decorrer do curso”, explica a coordenadora Ana Cristina Jorge.

A capacitação pedagógica aconteceu na sede da ESP-CE, nos últimos dias 3 e 4 de novembro. Na ocasião, o superintendente Haroldo Pontes ressaltou que a Escola vive um novo momento, formando não somente pessoas que trabalham no SUS, mas aquelas que podem vir a trabalhar. Pontes afirmou que vai se empenhar para que “essa experiência pioneira chegue a todos os municípios do Ceará”.

Ensino-aprendizagem

Durante a capacitação foram abordados temas para a implementação do processo de ensino-aprendizagem, tais como: Teorias Pedagógicas, Processo de Ensino-aprendizagem, Planejamento do Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Apresentação Oral, entre outros.

“O propósito, neste momento, foi despertar o enfermeiro para a importância da utilização de ferramentas pedagógicas que serão empregadas durante o curso, visando à formação de um profissional crítico, reflexivo, munido de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à sua prática profissional”, explica a coordenadora do curso, Ana Cristina Jorge.

Coordenação

A ESP-CE vai coordenar todo o processo de planejamento do Curso Técnico, incluindo método e conteúdo, integrando-os à estrutura curricular do nível médio. “Os professores vão ter que estar muito alinhados dentro dos conteúdos para que não aconteçam repetições e que cada um entenda que faz parte de um todo”, explica a coordenadora de Educação Profissional, Ivanília Timbó, ressaltando que a Escola foi convidada a participar graças ao seu know-how em trabalhar de forma descentralizada.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br