Escola tem papel ativo no projeto Governo-Fiocruz

4 de setembro de 2008 - 18:24

O médico sanitarista Carlile Lavor, que está à frente das discussões para a implantação de um núcleo da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, participou da abertura da III Expoesp. Na ocasião, ele destacou a importância dessa ação, que têm como foco o fortalecimento da atenção básica e a produção de insumos (medicamentos e tecnologia em saúde).

Ao destacar a missão da Escola de Saúde Pública do Ceará nesse processo, Lavor lembra que é de suma importância qualificar professores em nível de mestrado e doutorado para a estratégia de saúde da família. “A Escola é o melhor espaço para que essas ações sejam implementadas. Dispõe de uma boa estrutura e vai ajudar para que se construa esse núcleo no Ceará”.

Lavor lembrou a grande contribuição que os pesquisadores do Ceará vêm dando para o desenvolvimento da tecnologia na área de saúde. “São mais de 100 teses de doutorado e 300 de mestrado. Uma produção científica satisfatória, mas é preciso investir na produção industrial”.

Nesse sentido, o médico ressalta que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Ciência e Tecnologia estão empenhados para que essas ações venham transformar o Estado em um pólo produtor de medicamentos e equipamentos de saúde.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br