8. Técnico em Vigilância em Saúde

31 de julho de 2008 - 19:35

8.1 Apresentação

As ações desenvolvidas no âmbito da Vigilância em Saúde, aqui compreendida como a articulação de saberes e práticas referentes à Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e do Trabalhador, objetivam promover e proteger a saúde da população por meio do controle dos fatores de risco relacionados à prestação de serviços e produção de bens de interesse sanitário, ao meio ambiente e saúde do trabalhador. Nesse contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará apresenta o Curso Técnico de Vigilância em Saúde, objetivando contribuir para a consolidação de novos conhecimentos, mediante a formação dos profissionais de nível médio para execução de ações inerentes a esse campo da saúde coletiva.
8.2 Público-alvo
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

8.3 Objetivos
– Formar profissionais técnicos de nível médio, para atuarem na área de Vigilância em Saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir para a promoção, proteção, recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense.
– Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde e as competências específicas da profissão de técnico, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando a navegabilidade na área e ampliando seu campo de atuação.

– Favorecer a gestão dos sistemas de informação da Vigilância em Saúde buscando fornecer subsídios para a tomada de decisão.
– Desenvolver habilidades para a realização de ações de educação em saúde com enfoque para a vigilância em saúde, garantindo a recuperação da saúde e qualidade de vida.

8.4 Metodologia
Considerando as peculiaridades da educação profissional, a metodologia utilizada envolve técnicas dinâmicas e indissociáveis dos conteúdos, proporcionando a interação teoria-prática, priorizando-se a problematização, o que torna a aprendizagem mais significativa.

8.5 Conteúdo
O curso é ministrado em quatro módulos:
Módulo Contextual Básico: Introdução à Saúde Pública; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde; Suporte Básico de Vida.
Módulo Específico I – Território e Saúde: Processo de Trabalho em Vigilância em Saúde; Território como Local de Produção de Saúde; Processos Produtivos e os Determinantes da Saúde-doença; Análise da Situação de Saúde; Utilização de Sistemas de Informação Geográficos.
Módulo Específico II – Vigilância em Saúde: Políticas e Programas de Vigilância; Ações e Responsabilidades; Tópicos de Epidemiologia; Sistemas de Informação em Saúde; Relação Saúde-ambiente e Trabalho; Educação Ambiental.
Módulo III –Risco em Vigilância em Saúde: Avaliação e Gerenciamento de Riscos; Ações de Controle e Monitoramento de Doenças, Vetores e Endemias; Instrumentos e Bases Legais.

8.6 Carga-horária
1.800 horas, distribuídas entre 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado.