6. Atualização na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente

31 de julho de 2008 - 18:39

6.1 Apresentação: A escassez e dispersão de recursos financeiros, a pouca sensibilização profissional, falta de um trabalho sistemático de avaliação e monitoramento, a fragilidade das políticas públicas voltadas para a atenção da saúde do (da) adolescente são alguns dos problemas comuns que dificultam a melhoria dos serviços de saúde na área da criança e do (da) adolescente. Considerando a necessidade de ampliar e melhorar a cobertura desses serviços de saúde, acredita-se que muitos problemas possam ser minimizados com a sensibilização dos profissionais das Equipes de Saúde na Atenção Básica, contribuindo com a melhoria dos indicadores de saúde para esses segmentos da população. Visando a contribuir com a mudança desta situação, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove o Curso de Atualização na Atenção à Saúde da Criança e Adolescente., considerando que os objetivos da sensibilização e aprendizagem permitirão aos profissionais adquirirem conhecimentos teórico-práticos que favoreçam mudanças de atitudes e de procedimentos diante do atendimento à criança e ao adolescente no dia a dia do seu trabalho.

6.2 Objetivos: Sensibilizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família nas ações de atenção a saúde da criança e do adolescente, com o intuito de:
•    Capacitar os profissionais da atenção básica no manejo das principais doenças na infância.
•    Capacitar profissionais da atenção básica na abordagem e acolhimento ao (a) adolescente e sua importância na assistência, promoção e prevenção na área da saúde.
•    Contribuir para o fortalecimento de atividades interdisciplinares voltadas para atenção integral a saúde da criança e do (da) adolescente.

6.3 Metodologia: O curso utilizará a metodologia de autoaprendizagem, estudos de casos direcionando para a solução de problemas, voltado para a prática diária, centrado no participante, capaz de promover o trabalho coletivo e favorecer o espírito de equipe e a troca de experiências. A turma será dividida em grupos para leitura de textos, discussões e propostas. Serão desenvolvidos debates em grupos durante a vivência e prática na própria unidade de saúde de cada município e apresentada na forma de avaliação, quanto ao processo de aprendizagem.

6.4 Contéudo: Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento infantil; Imunização no Serviço na Atenção Básica á Saúde; Aspectos Nutricionais; Avaliação e Condutas na Criança Desnutrida; Identificação de Sinais Gerais de Perigo; Organização dos Serviços de Puericultura nas Unidades Básicas; Atenção à Gestante e Bebê até um Mês de Vida; Identificação dos Recém-nascidos e Infecções Bacterianas; Abordagem e Vivenciabilidade do Adolescente; Problemas Clínicos; Crescimento e Desenvolvimento – Maturação Sexual; Sexualidade e Gravidez na Adolescência; Atenção Básica (AB): Fisioterapia; Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

6.5 Carga-horária: O curso terá uma carga-horária de 90 horas distribuídas em três etapas:
1ª ETAPA: Presencial em período interino de 40 horas semanais na ESP-CE.
2ª ETAPA: Período de uma semana para elaboração do plano de trabalho da unidade (40 horas).
3ª ETAPA: Apresentação dos trabalhos para avaliação (10 horas).