PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

3. Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio

31 de julho de 2008 - 19:41

3.1 Apresentação: O Ceará, em consonância com as políticas públicas federais em educação, criou as escolas estaduais de educação profissional, cujo foco é a oferta de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Tendo em vista que a oferta de ensino profissionalizante no Ceará precisa ser ampliada, considerando-se o percentual de atendimento aos egressos do Ensino Médio, a Secretaria de Educação (SEDUC) em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) iniciou a partir de 2008 a formação de 3.150 alunos do Curso Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio. Essa iniciativa faz parte do Programa Brasil Profissionalizado do Governo federal, que tem como objetivo ampliar e qualificar a oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio nas redes estaduais de ensino.

3.2 Público-alvo: Pessoas da comunidade cursando o Ensino Médio.

3.3 Objetivos: Formar técnicos em Enfermagem, a partir da integração curricular com o Ensino Médio, para atuarem na área de saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da Atenção à Saúde e com a melhoria da qualidade de vida da população cearense.

3.4 Metodologia: Utiliza-se metodologia da problematização para assegurar que o aluno seja principal sujeito do processo ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do seu conhecimento. Ela viabiliza o desenvolvimento do senso crítico, político e ético, além da criatividade e das potencialidades, permitindo o aperfeiçoando das competências. Dessa forma, torna-se possível ao sujeito, a compreensão do contexto no qual está inserido, do complexo processo saúde-doença e da aplicação de suas competências à realidade, otimizando a qualidade da assistência prestada à população.

3.5 Conteúdo O curso é ministrado em quatro módulos:
Contextual Básico: Introdução à profissão; Educação para o autocuidado; Saúde e Segurança no trabalho; Ética em saúde; Informática aplicada à Enfermagem.
Específico I: Enfermagem na assistência à saúde coletiva; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Cuidando do cliente/paciente em tratamento clínico.
Específico II: Cuidando do cliente/paciente em tratamento cirúrgico; Controlando a infecção hospitalar; Cuidando do cliente/paciente em urgência e emergência.
Específico III: Enfermagem em saúde mental; Assistindo a criança ao adolescente / jovem e a mulher; Cuidando do paciente crítico.

3.6 Carga-horária: O curso tem uma carga-horária de 1.700 horas, distribuídas entre 1.100 horas de atividades teórico-práticas e 600 horas de estágio.