RIS-ESP/CE qualifica Trabalhos de Conclusão de Residência

Seg, 10 de dezembro de 2018 16:40

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, entre os dias 26 de novembro a 7 de dezembro, o Seminário de Qualificação dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) das turmas 4 e 5 da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE).

Os encontros foram divididos em dois diferentes seminários. Um deles, intitulado “Pré-banca”, ocorrido de 26 a 30 de novembro, compreendeu 262 apresentações dos Residentes da Turma 4. Nesta etapa, os profissionais de saúde-residentes, que estão no segundo ano de Residência, apresentaram o texto final da sua produção científica por meio de uma defesa pública com exposições de quatro a cinco profissionais por ciclo e cujas temáticas dos trabalhos estejam correlacionadas.

Já no Seminário “Qualificação do Objeto”, 289 residentes da Turma 5 ou do primeiro ano da Residência apresentaram seus TCRs entre os dias 3 a 7 de dezembro. O presente seminário consistiu no levantamento inicial dos interesses de estudo dos residentes com o objetivo de fomentar a primeira escrita para a feitura do TCR. Todos os trabalhos apresentados durante esse processo foram avaliados por uma comissão de professores parceiros e convidados pela RIS-ESP/CE.

A coordenadora de Pesquisas da RIS-ESP/CE, Ana Carolina Torres, ressaltou exatamente esse caráter de partilha nos saberes tanto entre os residentes, quanto entre estes e os professores avaliadores das bancas. “A experiência da banca é um momento muito rico de trocas de saberes. É um momento formativo não só para o Residente, mas também para quem está do outro como avaliador”, explica.

Passado esse momento, a equipe da RIS-ESP/CE iniciará a compilação dos trabalhos apresentados e o lançamento das notas de cada Residente, seguido do processo de pactuação dos orientadores dos Residentes da Turma 5.

RIS-ESP/CE

A Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) constitui ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado às profissões da saúde, para graduados em Instituição Ensino Superior e situação regular nos Conselhos Profissionais de classe. Caracteriza-se por ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo-se plantão e duração mínima de 2 anos, com o acompanhamento de docentes-preceptores.

Desde 2013, ano que marca o princípio desta caminhada, a RIS-ESP/CE mostra-se como importante estratégia de fortalecimento do SUS e da formação dos trabalhadores da Saúde no Ceará, sempre comprometida com a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios doutrinários do nosso sistema de saúde nacional.

Agenda - Janeiro 2019