Vigilância em Saúde: ESP/CE capacita profissionais do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri

29 de abril de 2024 - 11:46 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto e Vídeo: Raiane Ferreira

Ao todo, 30 profissionais participaram da iniciativa que aconteceu presencialmente na sede da ESP/CE

Dando continuidade ao ciclo de capacitações pactuado para 2024, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conclui as atividades da primeira turma do “Curso de Vigilância de Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios”.

Ao todo, 30 profissionais da Vigilância em Saúde do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri participaram da iniciativa que aconteceu presencialmente na sede da autarquia estadual, em Fortaleza, entre os dias 22 e 26 de abril.

O curso teve como principal objetivo potencializar as habilidades dos alunos na vigilância, na imunização e nas práticas laboratoriais relacionadas às doenças respiratórias, sendo coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.

O enfermeiro Allan Ferreira, 32, atua na Vigilância Epidemiológica de Fortim, a 135 quilômetros da Capital. Ele destaca o formato dinâmico com que o conteúdo é aplicado e compartilhado, a partir das vivências e referências trazidas pelos trabalhadores participantes da turma.

Não ficamos restritos a apenas escutar em sala. Temos a oportunidade de dar nossas opiniões também. Esse é só o primeiro passo na tarefa de ser um multiplicador junto ao meu município”, afirma. Assista ao depoimento do profissional:

A expectativa é que uma nova turma do curso seja disponibilizada para os profissionais da Região Norte, na cidade de Sobral, entre os próximos dias 6 e 10 de maio.

Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde articula os diferentes níveis de prevenção e organização da atenção à saúde, englobando um trabalho relacionado às ações em Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica para o controle de doenças e à assistência a grupos prioritários.