4. Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental

31 de julho de 2008 - 19:49

4.2 Apresentação:  Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio de parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, une esforços para a Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental no intuito de contribuir parra maior eficiência na elaboração, interpretação e aplicação de instrumentos legais e de defesa do meio ambiente. O curso fornece a fundamentação em educação ambiental, desde noções básicas de legislação ambiental, caracterização de resíduos sólidos, introdução às noções de recursos hídricos, até o exame de questões sobre saneamento ambiental entre os quais abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem. Por meio da educação ambiental pretende fornecer elementos para a participação popular na formulação de políticas ambientais e na defesa do meio ambiente.

4.3 Público-alvo: Representantes de entidades, instituições, empresas ou membros da comunidade que contribuam ou pretendam contribuir para a melhoria do ambiente e das condições de saúde e de vida da população.

4.4 Objetivos: Sensibilizar, capacitar e formar multiplicadores quanto à proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, por meio de mudanças de hábito, valores e atitudes, de modo a torná-los capazes de disseminar os conteúdos e objetivos da Educação Ambiental dentro de suas áreas de atuação.

4.5 Conteúdo: Noções básicas de legislação ambiental; resíduos sólidos; dinâmica da lixeira (conceito classificação, tipo, R’s, coleta seletiva, aterro sanitário, incinerador etc); noções de recursos hídricos; saneamento ambiental (abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem); educação ambiental (conceitos e práticas); elaboração e apresentação de plano de ação.

4.6 Metodologia: Exposição dialogada, discussão livre, trabalhos em grupo, debates com utilização de textos educativos, apresentação de vídeos, elaboração de painéis e dinâmicas de grupo, aula em campo.

4.7 Carga-horária: 40 horas de atividades presenciais.