Saúde do Ceará será reforçada com ampliação de Unidade Neonatal da Meac, em Fortaleza

25 de outubro de 2024 - 16:02 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: João Pedro Guedes
Fotos: Thiago Gaspar

Na solenidade, também foi autorizada a licitação para o novo Hospital Universitário da UFC

Mais saúde de qualidade para os cearenses. Em solenidade acompanhada pelo governador Elmano de Freitas, nessa quinta-feira (24), foi assinada ordem de serviço para o início das obras da nova unidade neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC). O investimento do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será superior a R$ 12,8 milhões e irá ampliar o número de leitos de 58 para 112.

“Hoje é um dia de muita alegria para o povo cearense. Gostaria de agradecer ao Governo Federal pelo fortalecimento da instituição UFC, nesse caso combinado com o aumento do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender o povo cearense. Nós temos aqui uma condição fundamental de aumento da capacidade de atendimento à população com qualidade. Sabemos que isso também significará melhores condições para os profissionais em formação e tenho certeza que nossa população está muito feliz com essas novidades”, destacou o governador Elmano de Freitas.

A ampliação da capacidade de atendimento neonatal da Meac reforça a rede pública, que também conta com 188 leitos neonatais em Fortaleza, nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A obra, que já se iniciou nesta quinta-feira, possui prazo de execução de 18 a 24 meses. Com a nova estrutura, o número de vagas para a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) aumentará a capacidade de cinco para 12 leitos, enquanto a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) ampliará de 30 para 44 leitos. Já a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) passará de 21 para 40 leitos.

Ministro da Educação, Camilo Santana lembrou que os investimentos anunciados irão impactar no atendimento ao povo e também na formação de profissionais. “São iniciativas que garantem investimentos importantes para a nossa querida, e um orgulho de todos nós, UFC. Estou muito feliz de voltar aqui como ministro para anunciar esses investimentos importantes para a saúde e também a formação de novos profissionais para todos os cearenses”.

A Meac faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades. Presidente da instituição, Arthur Chioro exaltou a ampliação dos leitos. “Com a ordem de serviço para o início das obras para a expansão da Meac, iremos viver, daqui para a frente, uma nova etapa significativa para todos os cearenses. A Meac, referência nacional, será a melhor e maior maternidade escola do País”, garantiu.

A Meac oferece atendimento nas especialidades de Obstetrícia, Ginecologia, Neonatologia, Mastologia e Medicina Fetal. A Maternidade é constituída por um conjunto de blocos geminados que somam, até o momento, 10.619,43 m² de área construída.

Novo hospital

A solenidade também marcou a autorização da licitação para o novo Hospital Universitário da UFC. Com investimento superior a R$ 200 milhões, a unidade de saúde irá atender Fortaleza e Região Metropolitana.

“O novo hospital terá 17 andares, com salas cirúrgicas robóticas, todo um funcionamento computadorizado, aumento de leitos de UTI, enfermaria, além de ter uma capacidade de conforto para os pacientes de altíssimo nível”, exaltou o reitor da UFC, Custódio Almeida.

“O novo hospital será essencial. Nós só conseguiremos ampliar a complexidade, o atendimento do SUS para a população do Ceará com essa nova estrutura. Com ela, teremos um avanço significativo”, completou Arthur Chioro.

ESP/CE presente

Representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa, também prestigiaram o anúncio do investimento. Luciano Pamplona, superintendente; Olivia Bessa, diretora de Pós-graduação em Saúde; e Alciléa Carvalho, gerente de Residência Médica, compareceram à agenda.