Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sertão Central vai beneficiar população de 20 municípios cearenses

15 de julho de 2024 - 16:00 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão
Foto: Helene Santos
Arte gráfica: Yuri Leonardo


Serviço inaugurado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), beneficiará diretamente cerca de 600 mil pessoas

O tratamento do câncer continua sendo ampliado e regionalizado no Ceará. Nesta segunda-feira (15), o governador Elmano de Freitas participou da implementação do Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), situado em Quixeramobim. Também participaram do momento a secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, o médico e diretor do HRSC, Cristiano Rabelo, e outras autoridades.

A implementação do serviço de oncologia teve investimento de R$ 11.245.612,86, compreendendo o período de julho a dezembro de 2024. A iniciativa beneficia diretamente 20 municípios do Sertão Central, com um total de 600 mil pessoas.

“As pessoas poderão ter no HRSC consulta, tratamento, quimioterapia e, no futuro, queremos que também tenha radioterapia. Nós queremos fazer de Quixeramobim o grande centro de tratamento do câncer do Ceará. O HRSC é o mais central do estado, todas as regiões estão próximas”, destacou Elmano de Freitas, afirmando que o início do serviço de politrauma do HRSC está previsto para agosto deste ano. Ele também agradeceu o envio de emendas da bancada parlamentar federal para o serviço.

A aposentada Valmira Luciano, de 55 anos, chegou ao HRSC nesta segunda para a triagem agendada. Ela, que foi encaminhada pelo município de Madalena, busca desde o ano passado o diagnóstico para um caroço que surgiu no braço direito. “Eu estava esperando a consulta para o [Hospital Regional do Vale do Jaguaribe] de Limoeiro do Norte, mas foi logo para cá. É mais perto, uma benção. Esse Hospital é maravilhoso, eu já fui atendida aqui”, contou.

A secretária Tânia Mara Coelho pontuou que o novo serviço reforça o atendimento do HRSC, que é referência em cirurgia (geral, neurocirurgia e obstetrícia) para a região. O Hospital também se destaca no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo e subagudo.

Além do politrauma, vamos colocar mais dois serviços no HRSC, que foram elaborados em cima do Plano Regional de Saúde do Sertão Central. É saúde mais perto do cidadão. É a realização dos sonhos de muitas pessoas”, enfatizou a titular da Sesa.

O Hospital conta com enfermarias, sendo 39 de Clínica Médica e 58 de Clínica Cirúrgica. Um Centro Cirúrgico com cinco salas, e possibilidade de ampliação para oito. Unidade de Terapia Intensiva com 20 leitos, podendo ser ampliada para 30. E a área de Quimioterapia, com dez poltronas/leitos.

Para o diretor do HRSC, a regionalização do serviço de oncologia representa um marco histórico no sertão do Ceará. “A regionalização da saúde é fundamental para que a população tenha o atendimento mais próximo de casa. Na hora que se aposta em um hospital como o HRSC, com serviços e estrutura, toda a região ganha. Aqui temos o tratamento humanizado e o paciente é tratado em toda a sua essência”, completou Cristiano Rabelo.

Cerca de 1.210 novos pacientes devem ser atendidos até o final deste ano. Para isso, a oncologia do HRSC tem uma equipe composta por 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos.

“Teremos várias especialidades médicas, como o clínico oncológico, cirurgião oncológico, mastologista, urologista. Uma equipe especializada para proporcionar o melhor atendimento à população”, explicou Elaine Lima, coordenadora do Serviço de Oncologia do HRSC.

A perspectiva é que, de julho a dezembro, sejam realizados 2.650 procedimentos de quimioterapia; 795 procedimentos de cirurgias de câncer; 600 ultrassonografias; 300 endoscopias/colonoscopias; e 600 exames de anatomia patológica.

Serviço de Oncologia do HRSC

O atendimento ambulatorial será de segunda a sexta das 7h às 17h. Os pacientes serão atendidos mediante encaminhamento pelas redes de saúde municipais. As cirurgias serão realizadas de segunda a segunda por agendamento após diagnóstico e definição médica.