ESP/CE compartilha experiências com centro educacional de saúde de Rondônia

12 de julho de 2024 - 16:09 # # # #

Texto e Áudio: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira


Durante a agenda, gestores foram apresentados às metodologias educacionais e fluxos de trabalho

Referência na formação e qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi buscada por gestores de Rondônia para compartilhar experiências.

Entre 9 e 11 de julho, uma comitiva do Centro de Educação Técnica e Profissional da Área de Saúde (Cetas) do estado nortista esteve na sede da autarquia, em Fortaleza. A agenda teve como objetivo conhecer metodologias educacionais e fluxos de trabalho.

Os momentos de apresentação ocorreram durante palestras e oficinas conduzidas por representantes das mais diversas áreas da ESP/CE. Para a assessora de Desenvolvimento Institucional e Comunicação do órgão cearense, Geni Carmen, a vinda do grupo rondoniense foi estratégica.

Ao nos escolher como um destino de visita técnica, o Cetas de Rondônia reconhece nossas práticas em Educação na Saúde, além dos nossos processos internos e resultados. Esse movimento também alinha-se à visão institucional de sermos reconhecidos como uma instituição de excelência perante a sociedade”, pontuou a gestora.


Palestras e oficinas integraram a programação do grupo rondoniense

Contexto

A visita técnica à ESP/CE se dá no momento em que o Cetas passa por um processo de reestruturação para se tornar o Instituto de Educação em Saúde Pública de Rondônia (IESP/RO)

Esperamos levar para o nosso estado esses modelos de trabalho, fluxos processuais, resultados e indicadores. Temos algumas responsabilidades a seguir [agora como futuro instituto de educação] e uma caminhada a trilhar, um percurso que esperamos ser tão sólido quanto o de vocês aqui no território cearense”, ressaltou Geysa Nascimento, coordenadora de cursos técnicos do Cetas. Ouça mais detalhes do depoimento dela:

Além de Nascimento, a secretária acadêmica, Jamile Ferreira; o coordenador de Educação a Distância (EaD), Moisés Lobo; e a integrante da Coordenação Pedagógica, Sandra Borges, integraram a comitiva.