Debate sobre resiliência dos sistemas de saúde marca abertura de seminário

27 de fevereiro de 2024 - 16:25 # #

Texto: Levi Aguiar
Fotos: Deborah Muniz (Ascom ESP/CE)

Adriano Massuda é médico sanitarista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV)

“Na esfera da saúde pública, a resiliência pode ser entendida como a capacidade de um sistema de saúde de estar preparado e ser capaz de se transformar ao enfrentar choques. Por isso, depois da pandemia de covid-19, nós intensificamos os esforços para pensar formas de resistirmos aos impactos que alteram o funcionamento da gestão”, relata Adriano Massuda. O médico sanitarista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) foi responsável pela palestra de abertura do 7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde, “Resiliência dos sistemas de saúde: integração da vigilância e Atenção Primária à Saúde (APS)”.

O evento, que tem como tema “Manejo, Prevenção e Controle de Agravos Associados à Estação Chuvosa no Ceará”, é promovido pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Mascotes mosquito Aedes aegypti e Zé Gotinha marcaram presença na abertura do 7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde

“O momento atual exige que repensemos a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Poucos sistemas no mundo possuem a característica de serem tão descentralizados como o nosso para abarcar todo o território brasileiro. Além do cenário complexo deinfestação de dengue no Brasil, existe um conjunto de outras coisas que lidamos no dia a dia que exigem capacidade, técnica e criatividade do SUS e dos profissionais de saúde”, conclui Massuda.

O seminário teve início na segunda-feira (26) e segue até esta quarta-feira (28), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A programação conta com a presença de autoridades, pesquisadores, membros do Ministério da Saúde e instituições de relevância nacional, colaborando em mesas-redondas e exposições. Na agenda, há ainda o lançamento de um livro sobre imunização no estado e a apresentação de trabalhos na 5ª Mostra de Experiências Bem-sucedidas de Vigilância em Saúde do Ceará – Nível Regional e Municipal.

Vigilância em Saúde e cenário de arboviroses

A mediação da primeira palestra ficou a cargo do secretário executivo da Sevig, Antonio Silva Lima Neto (Tanta). Em sua fala, ele lembrou que o baixo número de notificações de casos de dengue no Ceará não pode significar um relaxamento com relação ao combate ao mosquito.

Secretário executivo de Vigilância em Saúde Antonio Lima Neto (Tanta)

“O Ceará tem um histórico de epidemias de dengue. Quem está se contaminando agora é porque não teve contato com a doença antes. Os sorotipos circulam no Ceará há 35 anos. Mesmo assim, o cenário pode mudar, se a infestação de dengue se elevar demais. Vamos lutar contra o mosquito durante muito tempo ainda. Isso não pode nos desanimar. Nosso trabalho é diário”, alerta o secretário executivo.

Serviço:

7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde

26, 27 e 28 de fevereiro

Acompanhe on-line pelo YouTube da ESP/CE

Links para acompanhar on-line:

26/02/2024 (Tarde)

27/02/2024 (Manhã)