Saúde do Ceará promove webinar sobre a situação epidemiológica da mpox

25 de setembro de 2024 - 11:58 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Fernanda Teles
Arte gráfica: Letícia Maria

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promove, na próxima quarta-feira (25), às 14h, o webinar “Situação Epidemiológica e Resposta à Mpox no Ceará”. O seminário on-line é realizado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig/Sesa) e tem o objetivo de discutir as estratégias de vigilância em saúde voltadas para o controle da doença, abordando melhores práticas e os desafios enfrentados na prevenção, diagnóstico e tratamento.

Voltado para profissionais de saúde em geral, o webinar será transmitido pelo YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), e terá como moderador o médico epidemiologista e orientador da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis (Cevep) da Sesa, Carlos Garcia.

“Passamos por um momento no mundo todo de alerta em relação a esta doença, por conta da circulação de uma nova cepa do vírus da mpox, fora do continente africano. Então, é muito importante que os profissionais de saúde estejam atentos em relação aos casos, tenham clareza da detecção e conhecimento sobre as medidas importantes para evitar a disseminação da doença”, explica o epidemiologista.

Entre os palestrantes do webinar estão a articuladora do Grupo Técnico de Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids e Hepatites Virais, Maria Vilani de Matos, que apresentará o cenário epidemiológico da mpox no Ceará. A programação conta ainda com as palestras do médico infectologista do Hospital São José, Luan Almeida, e da farmacêutica bioquímica coordenadora do Núcleo Epidemiológico do Lacen/CE, Rosiane Marcelino Lobo.