“ESP Cuidar”: autarquia reforça promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores com novo projeto

29 de janeiro de 2024 - 15:45 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira

A edição de estreia da iniciativa disponibilizou duas atividades aos colaboradores; uma delas foi voltada à saúde mental

Um convite ao estímulo e à prática de ações que promovam a qualidade de vida e o bem-estar no âmbito da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Foi partindo desses preceitos que a autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, na última sexta-feira (26), as atividades do projeto “ESP Cuidar

Voltada aos colaboradores, a iniciativa foi idealizada a partir de uma parceria entre a Gerência de Gestão de Pessoas (Ggesp) e a Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps). Na edição de estreia, duas atividades foram disponibilizadas. 

Saúde Mental

A primeira delas ocorreu no período da manhã e contou com exercícios de consciência corporal, teatro, comicidade e educação biocêntrica. As práticas foram conduzidas por Luana Vieira, psicóloga e colaboradora da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc). 

Ela explica que a manutenção do cuidado na atenção à saúde do trabalhador e o estabelecimento de um espaço como esse dentro do ambiente organizacional é fundamental, agindo para a minimização de certas situações que podem agravar transtornos e sofrimentos mentais, muitas vezes, inerentes ao cotidiano do trabalho.

O projeto vislumbra a redução desses problemas e dos sintomas que muitas vezes não têm origem exclusiva no ambiente organizacional, mas todo mundo passa por situações, problemas que são desafiadores e que, querendo ou não, inevitavelmente interferem nos nossos processos profissionais“, ressalta Luana. 

“A qualidade de vida não se restringe, apenas, ao trabalho! A saúde mental pode ser afetada por fatores alheios aos organizacionais. Por isso, é necessário cuidarmos dos fatores psicológicos e emocionais dos nossos colaboradores”, reflete Elizianne Estanislau, assessora técnica da Ggesp. 

Participação ativa

Colaboradora da Superintendência, Vannuza Venâncio participou do primeiro encontro do grupo terapêutico e promete voltar aos próximos. “A gente vive  muito sob as questões burocráticas do trabalho, porque naturalmente priorizamos as responsabilidades do ofício. Mas momentos como esse, do ESP Cuidar, podem ser encaixados perfeitamente na nossa dinâmica. É um instante para nos soltarmos mais, viver um pouco mais o lúdico”, reforça.  

Biodança

À tarde, os colaboradores da instituição participaram de uma atividade de biodança. O momento foi facilitado pela colaboradora da Gerência de Residência Multiprofissional (Gremu), Danielly de Queiroz; e pela convidada da Escola de Biodança do Ceará, Izabele Brito. 


Sayonara Teixeira (foto), colaboradora da Gremu, enfatizou a atividade como uma forma de olhar para si com mais cuidado

Esse é um sistema de desenvolvimento humano que nos permite trabalhar a integração do indivíduo consigo, com o outro e com o grupo, por meio da dança. A proposta é de conexão direta com a vida, com os potenciais que cada um de nós carregamos“, destaca Queiroz.  

Sayonara Teixeira, colaboradora da Gremu, disse já conhecer a prática da biodança e enfatizou a atividade como uma forma de olhar para si com mais cuidado, indo além do círculo laboral. 

Trabalhamos em uma escola de saúde pública e nada melhor do que nós, enquanto colaboradores, cuidarmos da nossa saúde mental, já que atuamos em coletivo no objetivo de promover hábitos e capacitações que colaborem com uma dinâmica mais saudável para toda a sociedade“, relata.