Seminário Estadual de Vigilância em Saúde: inscrições abertas para submissão de trabalhos

21 de dezembro de 2023 - 14:30 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Arte gráfica: Letícia Maria

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promove, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2024, a sétima edição do Seminário Estadual de Vigilância em Saúde, que terá como tema principal o controle e o manejo de agravos associados à quadra invernosa. O edital foi lançado nessa quarta-feira (20) e traz as regras para a submissão de trabalhos. As inscrições se encerram em 14 de janeiro e os resultados serão divulgados em 9 de fevereiro.

O evento é voltado para profissionais de saúde da rede pública atuantes na Vigilância dos municípios, nas Superintendências das Regiões de Saúde (SRS), nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e no Nível Central da Sesa. Para o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), o encontro será um momento rico de troca de experiências.

“Serão mostradas experiências que têm sido exitosas nos mais diversos campos da Vigilância em Saúde no Ceará. Além disso, iremos proporcionar exposições individuais, palestras e mesas redondas, reunindo especialistas que debaterão os grandes desafios da área. Desde a incorporação das vacinas contra dengue e chikungunya, combinada à introdução de novas tecnologias de controle vetorial das arboviroses, como os mosquitos Wolbachia, até a ameaça da crescente resistência aos antimicrobianos, passando por um debate sobre a potencial ocorrência de uma nova pandemia em momento futuro, entre outros”, destaca.

O objetivo é difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos municípios e Regiões de Saúde no que tange às áreas prioritárias da Vigilância em Saúde no Ceará. Serão premiados, por meio de menção honrosa, os trabalhos que se destacaram no desenvolvimento de ações relacionadas ao setor relevantes para a Saúde Pública no ano de 2023.

Durante a mostra, os técnicos regionais e municipais poderão expor as ações desenvolvidas durante os últimos doze meses para melhorar a qualidade da vigilância em seu território. Serão abordados, ainda, os seguintes eixos temáticos: Vigilância Epidemiológica, Prevenção à Saúde e respostas coordenadas a surtos e epidemias; Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador; Estratégia de Imunização e Vacinação; Vigilância Laboratorial e Verificação de Óbitos de Importância para a Saúde Pública.