ESP/CE é convidada a contribuir com pesquisa do Ministério da Saúde

19 de dezembro de 2023 - 14:49 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Arquivo pessoal

Primeira reunião do grupo gestor do estudo no Ceará aconteceu no início de dezembro

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), agora é uma das instituições participantes da pesquisa “Cartografia da Atenção Especializada do SUS: formulação, formação e gestão do cuidado em redes”. Coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), o estudo é fruto de parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo a assessora de Gestão da ESP/CE, Sarah Mendes, o convite para que a autarquia contribuísse com o estudo veio com o objetivo de validar as metodologias aplicadas durante o desenvolvimento do trabalho científico. “Nós fomos procurados, enquanto Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por conta da nossa expertise, especialmente, na área de pesquisa e cartografia. Agora, o foco é facilitar a identificação dos processos e da trilha do cuidado nos territórios”, explica.

Confira mais detalhes no áudio abaixo:

 

A expectativa é de que o estudo colabore com o diagnóstico e a prospecção da Atenção Especializada nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, visando subsidiar a formulação e a implementação da Política Nacional voltada à área.

Diversas instituições integram o núcleo gestor do estudo. Além da autarquia, recém-entrada, são elas: a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará (SEMS), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e as Escolas de Saúde Pública de Sobral Visconde de Sabóia (ESPVS) e a de Iguatu (ESP/Iguatu).

No início deste mês, aconteceu a primeira reunião de alinhamento entre os envolvidos. Representando a ESP/CE, além de Sarah Mendes, esteve presente o superintendente, Luciano Pamplona. Para dar continuidade aos trabalhos, uma nova reunião foi marcada para janeiro de 2024, em Sobral (CE).

Atenção Especializada: o que é?

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para atender à grande demanda dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços precisam ser oferecidos conforme o grau de complexidade específico das demandas geradas pela população.

A Atenção Especializada é um desses níveis de atenção e assistência à saúde, sendo dividida em dois elementos: atenção secundária e terciária, que são, respectivamente, de média e alta complexidades (ambulatorial e especializada hospitalar).

Os serviços de média complexidade são compostos por atendimentos especializados em ambulatórios, hospitais nas áreas como ginecologia, pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, psiquiatria, oftalmologia, entre outras.

Hospitais gerais e universitários de grande porte estão inseridos na alta complexidade, além de Santas Casas e unidades de ensino e pesquisa e locais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centros cirúrgicos grandes e complexos.