Revista científica da ESP/CE lança chamada pública com foco em artigos produzidos na Rede Sesa

6 de dezembro de 2023 - 15:29 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Elon Nepomuceno
Vídeo: Raiane Ferreira

A submissão dos trabalhos pode ser feita por meio da página do periódico no site da ESP/CE

A revista científica Cadernos ESP, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), abriu chamada pública específica para pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais vinculados às unidades de saúde da Rede Sesa.

A Chamada Especial “Pesquisa e Inovação em Saúde – a experiência da Rede Sesa” está disponível para submissão gratuita de trabalhos científicos via formulário on-line até o dia 28 de janeiro de 2024. Os materiais enviados vão passar por uma avaliação e, se aprovados, vão compor uma edição especial do periódico.

“Abrir chamadas específicas a colaboradores das unidades de saúde da rede estadual foi a forma que nós encontramos para publicizar e valorizar os seus achados. Queremos dar mais visibilidade às pesquisas realizadas nos hospitais”, explica o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila.

Os trabalhos devem ter relação com temáticas voltadas às boas práticas ligadas à Atenção à Saúde, como, por exemplo, novas condutas ou abordagens na relação com o paciente e também estudos com foco na gestão do sistema de insumos, contratos e afins, que afetem positivamente a Saúde Estadual.

Ainda segundo Sales, publicar artigos em revistas científicas é um incremento na formação do profissional. “Quando se publica seus achados num periódico de grande circulação, como é o caso da Revista Cadernos ESP, você permite que pessoas de outras unidades tenham acesso ao seu trabalho e que possam utilizar ou aprimorar o seu estudo. Dessa forma, todo o sistema de saúde ganha”, complementa.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Histórico

Criada em 2005, a Cadernos ESP é aberta gratuitamente para a submissão e publicação de artigos, com referência consolidada no campo da Saúde Pública/Coletiva e interface entre a Educação, Tecnologias e Inovação. A política editorial do periódico é de acesso aberto, com incentivo à cultura digital, de forma a proporcionar a disseminação do conhecimento científico.