Saúde de Família e Comunidade: ESP/CE apresenta experiências e resultados em congresso brasileiro

22 de setembro de 2023 - 16:36 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos: Raiane Ferreira

Representantes da Resmed explicam como funciona o Programa de Medicina de Família e Comunidade

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participa do 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), que acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Nessa quinta-feira (21), membros da Gerência de Residência Médica (Gremed) da autarquia apresentaram aos visitantes o fluxo da operacionalização do programa. A explanação aconteceu no estande da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), espaço onde ocorre a agenda da ESP/CE.

A estudante de medicina Yasmin Guimarães Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi uma das que participou da atividade. “Gostei bastante de conhecer o trabalho da Escola de Saúde Pública do Ceará, já que pretendo fazer a minha especialização em Saúde da Família e Comunidade, assim que concluir a minha formação médica”, disse.

“Nosso programa evolui a cada ano e, com a implantação do Projeto de Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde (Ampliares) da ESP/CE, a gente cresce em número de vagas e de municípios contemplados. Essa visão de interiorizar as nossas residências é o que tem tomado a atenção das pessoas que visitam o estande”, explica a colaboradora da Gremed, Mônica Belém.

O grande diferencial do Programa Medicina de Família e Comunidade da Resmed é que ele atua de forma colegiada e integrada com os programas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).

“Com isso, os residentes dividem o mesmo cenário de prática e boa parte dos preceptores. Além disso, eles têm a possibilidade de terem um currículo integrado”, complementa Belém.

Residência Multiprofissional (Resmulti)

Inscritos de diversas partes do país passaram pelo estande da Sesa no evento

Nesta sexta-feira (22), foi a vez da equipe da Residência Multiprofissional (Resmulti) da instituição tocar as atividades no espaço. Estudantes, médicos e gestores de outras especializações conheceram mais sobre as categorias profissionais que compõem o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

O grande objetivo da iniciativa é qualificar a Estratégia Saúde da Família (ESF) em territórios/municípios do Ceará, estimulando a integração com outras redes. De acordo com o tutor do Programa, Edmilson Gomes, a especialização é considerada a maior do País, atualmente.

“Nós somos referência em nível nacional! Vamos para a nossa décima primeira turma, com 184 vagas e atuando em 24 municípios cearenses. Isso é motivo de orgulho”, comemora.

O educador físico do município de Guaiúba, Cláudio Lucas, é residente multiprofissional. Ele aproveitou o Congresso para visitar o estande. “Estou gostando bastante e já estou no último ano do curso. Acho importante a presença dos profissionais da minha área atuando nos municípios do interior do Estado“, comentou.

A Residência em Saúde da Família e Comunidade da Resmulti é destinada as 11 categorias profissionais que integram as áreas da Medicina Veterinária, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade tem o objetivo de debater os avanços e desafios da Atenção Primária à Saúde, incluindo formação profissional, políticas públicas e modelos de assistência que beneficiem a população.

Os temas abordados pertencem a seis eixos: Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca; Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde; Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS; Abordagem Familiar na MFC e na APS; Abordagem Comunitária na MFC e na APS; e Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina da Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde.