Impactos das mudanças climáticas na saúde pautam seminário realizado pela ESP/CE

11 de setembro de 2023 - 15:53 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Arte gráfica: Rafael Medeiros

Com o objetivo de capacitar gestores, pesquisadores, estudantes e profissionais de nível superior sobre a relação dos efeitos hidroclimáticos e ambientais com as doenças sensíveis ao clima (DSC), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza, nesta quinta-feira (14), o seminário Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde.

O evento, que conta com os apoios das Universidades da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Federal do Ceará (UFC), ocorrerá de 8h às 17h, na sede da autarquia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas virtualmente.

De acordo com o professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente da Unilab, Alexandre Cunha Costa, várias são as doenças sensíveis ao clima, entre elas, as respiratórias, as de veiculação hídrica, as cardiovasculares e as vetoriais. Dengue, malária e leishmaniose tegumentar americana, por exemplo, enquadram-se nesse último grupo.

“Nossos estudos, mesmo que preliminares, já mostram que essas doenças são sensíveis ao aumento de temperatura, às estações do ano, às secas, às ondas de calor e às inundações. Isso, é claro, tratando-se de eventos extremos”, explica.

Ainda segundo o especialista, as consequências dessas alterações climáticas podem ser sentidas em nível global. “Por isso, a importância em aprofundar os estudos nesse sentido, para que o nosso Estado esteja preparado com intervenções para a redução dos impactos na saúde pública”, reforça.

O papel da Educação na Saúde

Para a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, a ESP/CE tem um papel fundamental de capacitar os profissionais e trabalhadores da Saúde, por isso, é de extrema importância que a instituição esteja envolvida com uma temática tão urgente e atual. “Esse é um evento bem relevante para a Escola, porque é a primeira vez que a instituição oportuniza essa discussão tão pouco discutida no âmbito da Saúde”, reflete.

A gestora ressalta, ainda, que ações podem ser feitas por meio da autarquia, a partir dos resultados do evento. “A ideia inicial é sensibilizar os gestores e os profissionais de saúde do Ceará e, a partir disso, ver possibilidades de demandas formativas para a ESP/CE”.

Dentre os especialistas confirmados no seminário estão Luciano Pamplona, epidemiologista e superintendente da ESP/CE; Alexandre Cunha Costa, coordenador do Projeto Impacto das Mudanças Climáticas nas Doenças Sensíveis ao Clima no Semiárido Brasileiro; Antônio Silva Lima Neto (Tanta), secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará; Rodrigo Lins Frutuoso, oficial nacional para Emergências e Regulamento Sanitário Internacional na OPAS/OMS; e Ricardo Coelho Reis, presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT).

Projeto de Pesquisa

Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a pesquisa Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde, realizada pela Unilab, sob coordenação do professor Alexandre C. Costa, foi o ponto de partida para a realização do evento.

O trabalho teve início em fevereiro de 2022 e segue até o início de 2025. A expectativa é que o estudo identifique quais os maiores riscos de doenças para o Ceará, considerando os efeitos da poluição, para que metas e objetivos sejam desenvolvidos por gestores e profissionais de saúde, no intuito de diminuir os danos para a saúde da população.


Serviço
Seminário Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde
Onde: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
Quando: 14 de setembro (quinta-feira)
Horário: 8h às 17h
Inscrições: https://bit.ly/3Zt777H