Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte realiza visita técnica à ESP/CE

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

Representantes da ESP/RN foram recebidos na quarta-feira (30)

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebeu, nessa quarta-feira (30), visita técnica de uma comitiva da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESP/RN)

O grupo potiguar foi acolhido por diretores e assessores da autarquia para um momento de troca de experiências, onde projetos, práticas e serviços desenvolvidos puderam ser apresentados.

O coordenador de Gestão de Educação na Saúde da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), George Sillas, explica que a agenda da ESP/RN em Fortaleza foi estimulada principalmente pelo legado que a instituição vinculada à Sesa tem construído no campo da Educação Permanente e na Área da Pós-graduação em Saúde.

A ideia era vivenciar e conhecer melhor os processos de trabalho da ESP/CE como uma forma de mergulharmos nas suas potencialidades e levarmos para o Rio Grande do Norte essas experiências exitosas. Tudo com o objetivo de fomentar nossos projetos, sobretudo, os relacionados às Residências em Saúde”, destacou.

Na ocasião, os visitantes puderam conhecer de perto projetos, práticas e serviços desenvolvidos na autarquia cearense

Além de George, integraram a comitiva da ESP/RN: Ranielly Santos de Aquino, diretora pedagógica; Maura Vanessa, articuladora do Projeto de Regionalização para o Fortalecimento dos Processos de Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde; Eva Emanuela Lopes Cavalcante Feitosa, chefe do Núcleo de Residências em Saúde da ESPRN; e Dinorah de França Lima, colaboradora da  equipe técnica da Subcoordenadoria de Gestão da Educação em Saúde.

A ESP/RN

A Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESP/RN) tem por finalidade qualificar os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da integração e da qualificação de conhecimentos que possam servir para potencializar os processos de trabalho e impactar positivamente na qualidade da prestação dos serviços.

O equipamento foi criado originalmente em 1984 como um Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope). Com a publicação do Decreto Nº 30.207 de 08 de Dezembro de 2020, o órgão passou a atuar como uma Escola de Saúde Pública, no âmbito da Sesap-RN.

Sua política educacional inclui a oferta de cursos técnicos, de aperfeiçoamento e especialização técnica de nível médio nas modalidades presencial e a distância. A estrutura organizacional é composta por uma diretoria constituída por diretor-geral, diretor técnico-pedagógico e diretor administrativo-financeiro; equipes técnico-pedagógica e administrativa; secretaria escolar; e biblioteca.