Celebrando legado das Residências em Saúde, ESP/CE inicia programação alusiva às três décadas de história da autarquia

19 de julho de 2023 - 17:11 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz

Agenda de atividades do primeiro dia do evento teve como foco os rumos e legados das Residências em Saúde da ESP/CE

A agenda de comemoração dos 30 anos de história da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), teve início nesta quarta-feira (19), celebrando o legado dos programas de Residências em Saúde da autarquia estadual.

Uma solenidade alusiva à primeira década da Residência Multiprofissional em Área Profissional de Saúde (Resmulti) da ESP/CE abriu o roteiro de atividades.

Maior programa de residência em saúde do Brasil, a iniciativa educacional do equipamento já formou cerca de 2.400 profissionais em diversas especialidades na última década, uma prova da potência que a capacitação tem dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Durante discurso na solenidade de abertura do evento, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, ressaltou a dimensão que os programas de residência da instituição mantêm atualmente e destacou a importância da articulação da iniciativa junto ao Ministério da Saúde (MS).

“Não temos dúvida do poder que nossas residências têm, principalmente pelo seu processo de interiorização. E, para nós, esse é um momento precioso porque sabemos do potencial de captação que esses profissionais adquirem a partir das dinâmicas que eles estabelecem nos seus respectivos municípios de atuação”, analisou.

Essa aproximação e o trabalho intersetorial também foram reforçados pela fala da coordenadora-geral das Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Priscilla Azevedo. “A ESP/CE é uma referência e tem reafirmado seu protagonismo, não apenas em nível estadual, como também no âmbito nacional. Nossa vinda, aqui, hoje, é para retomarmos uma agenda de construção conjunta de trocas e aperfeiçoamento para o fortalecimento do SUS”, enfatizou.

Residências em foco

Programação recebeu residentes no auditório da ESP/CE

A manhã do primeiro dia de programação contou, ainda, com palestras sobre o fortalecimento dos programas de Residências em Saúde enquanto política pública e sobre a formação de residentes em saúde a partir de um estudo de caso da experiência da ESP/CE. Também foram feitas homenagens aos profissionais, egressos, docentes e gestores que fizeram a trajetória da Resmulti da autarquia ao longo dos últimos 10 anos.

“A trajetória desse programa é marcada por grandes conquistas como o processo de interiorização da Resmulti nas cinco Regiões de Saúde do Estado e, também, por desafios como a formação de supervisores e preceptores para o acompanhamento dos profissionais residentes”, destacou Kellyane Munick, gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE.

Já à tarde, o foco dos debates voltou-se para os rumos da formação de preceptores dos programas de Residência em Saúde. A mesa contou com a participação de Olivia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde; Alciléa Carvalho, gerente de Residência Médica; Priscilla Azevedo, coordenadora-geral das Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS); e Silvia Bomfim, coordenadora de Política de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde da Sesa.

As Residências em Saúde têm essa centralidade para a ESP/CE e para o governo do Estado por ter essa capacidade de transformação por meio do trabalho, da integração da formação e do ensino com o território”, afirma Olivia Bessa.

Programação

A agenda do dia seguiu, ainda, com o lançamento do livro “Memórias de um Sanitarista”, de Marcelo Gurgel, além de atividades complementares, artísticas e culturais.

A semana de celebração dos 30 anos da ESP/CE tem sequência nesta quinta-feira (20), com uma série de atividades internas voltadas para o reconhecimento e dedicação dos profissionais que fazem o dia a dia do equipamento.