ESP/CE 30 anos: programação especial é aberta com atividades voltadas às Residências em Saúde

17 de julho de 2023 - 16:41 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:Daniel Araújo
Foto: Elon Nepomuceno

Ao todo, três dias vão receber programações festivas

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) completa, no próximo sábado (22), 30 anos de história. Para celebrar esse marco, a autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) programou uma série de atividades alusivas.

Uma delas será a solenidade em comemoração à primeira década do Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional em Saúde (Resmulti). O evento ocorrerá na quarta-feira (19), a partir das 8 horas, no auditório principal do equipamento, reunindo mais de 300 discentes da iniciativa.

Kellyane Munick, membro do colegiado da Resmulti, ressalta o momento como um importante reconhecimento do protagonismo que o projeto assume na história da ESP/CE.

“A celebração dos 10 anos da Resmulti ao passo que comemoramos os 30 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará nos remete a uma extrema alegria e certeza de caminharmos, cada vez mais, em direção ao fortalecimento da formação de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz.

Dentro do roteiro temático previsto para o dia está a apresentação da palestra “Residências em Saúde como Política Pública: fortalecimento da formação dos profissionais diante das necessidades do SUS”. A exposição será feita por Priscilla Azevedo Souza, coordenadora-geral das Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

“Para ter esse olhar de futuro, torna-se necessário olhar para o passado e demonstrar toda nossa gratidão àqueles que compuseram a Resmulti ao longo desses 10 anos de existência”, pontua Munick.

A agenda da manhã terá, ainda, uma série de homenagens aos diversos profissionais que passaram pelo Programa, entre coordenadores, preceptores e tutores.

Após o momento de agraciamento, a palestra Formação de residentes em saúde baseada em competências: estudo de caso da experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), ministrada por Adriana Cavalcanti de Aguiar, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rio de Janeiro), dará continuidade à programação.

Resmed

O Programa de Residência Médica (Resmed) da ESP/CE também contará com um momento específico durante as festividades. Às 14h30, uma mesa redonda discutirá os rumo da formação dos preceptores para os Programas de Residência Médica. 

Na sequência, às 15h30, haverá entrega de certificados para os participantes do curso Vivências em Educação, Liderança e Aprendizagem para Supervisores da Residência em Saúde (Velas). A agenda da Resmed incluirá, ainda, o lançamento do livro “Memórias de um Sanitarista“, com a presença do sanitarista e autor da obra, Marcelo Gurgel.