Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho: temática inovadora será abordada em novo curso da ESP/CE

5 de junho de 2023 - 15:45 # #

Texto: Juliana Marques | Arte gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), segue com os preparativos para abrir as novas turmas do curso de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT).

Ofertada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da autarquia, a iniciativa busca orientar sobre a identificação de doenças e agravos causados pelo ambiente de trabalho, por meio de técnicas e recursos baseados em diretrizes do Ministério da Saúde.

“O curso se propõe a atuar na vigilância com foco na intervenção dos ambientes que atuam como determinantes para doenças e agravos relacionados ao trabalho e, deste modo, para intervir sobre fatores de riscos, cargas e organização do trabalho”, explica a coordenadora da atividade formativa, Francilete Gomes.

Pela primeira vez, a temática será exposta de forma aprofundada em um curso da rede local, fruto de uma série de discussões internas para aperfeiçoar as capacitações realizadas pela ESP/CE.

Quem pode participar?

Ao todo, 200 vagas estão disponíveis. Elas são destinadas a profissionais de nível superior atuantes nas áreas da Vigilância em Saúde (epidemiológica, sanitária, trabalhador e ambiental); nos Centros Estaduais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests); nas referências técnicas em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e dos Municípios; além de representantes do controle social e das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras. 

As pessoas interessadas devem pertencer, ainda, às regiões do Sertão Central e do Litoral Leste. 

Superintendências Regionais de Saúde, ADS e Cerests foram notificados nos últimos dias via ofício pela ESP/CE e devem encaminhar ao equipamento a ficha de inscrição e o termo de comprometimento com o nome dos trabalhadores indicados para a capacitação. 

Ainda de acordo com a coordenadora do curso, um cronograma foi montado para contemplar outros municípios. “A segunda turma está marcada para acontecer em agosto, na região do Cariri. Em setembro, será a vez dos profissionais de Fortaleza e, em outubro, Sobral”, detalha.

Parcerias

A capacitação é realizada pela ESP/CE e pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Covat), por meio do Cerest da Sesa.

O curso tem um total de 60 horas e será ministrado de maneira híbrida, sendo os encontros virtuais realizados com o apoio da Plataforma ESP Virtual e o por meio do Google Meet. No campo, os participantes vão desenvolver atividades práticas em seus próprios ambientes de trabalho.

Participa como convidado, o professor Alexandre José Ribeiro Jacobina de Brito, gestor ambiental e técnico em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Atualmente, ministra um curso presencial com a mesma temática em Brasília, por solicitação da Coordenadoria Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS).