ESP/CE conclui curso básico de enfrentamento à aids em Crateús

25 de agosto de 2023 - 11:49 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal

Ao todo, 31 profissionais da Área Descentralizada de Saúde de Crateús participaram da capacitação

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu, nesta sexta-feira (25), uma nova turma do Curso Básico de Enfrentamento à Epidemia da Aids.

Sob coordenação da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da autarquia, a formação aconteceu no formato presencial em Crateús, a 350 quilômetros de Fortaleza. Participaram da atividade, profissionais que atendem à população LGBTQIA+ e às mulheres hétero.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações de vigilância e enfrentamento da epidemia de HIV/aids, visando à melhoria dos perfis social, clínico-epidemiológico e à qualidade da atenção à saúde dessa população.


Capacitação ocorreu entre 21 e 25 de agosto

“Temos discutido muito sobre empatia e precisamos, enquanto profissionais da Saúde, nos apropriar dos termos adequados para trabalhar com esses públicos (LGBTQIA+ e mulheres hétero), estando acessíveis e sabendo acolher essas pessoas. Nossa perspectiva é a de ofertar um serviço de qualidade na Atenção [Básica] a esses pacientes”, afirma Ana Neta Alves, facilitadora do curso.

Mara Resende é enfermeira e gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Crateús. Como aluna da capacitação, ela destacou a perspectiva multiprofissional e a troca de experiências proporcionadas durante os momentos formativos. “Participar desse curso foi, para mim, um momento de desconstrução dos paradigmas que muitas vezes trazemos enraizados e que acabamos trazendo para a nossa prática profissional”, diz.


A enfermeira Mara Resende participou da iniciativa e destacou a perspectiva multiprofissional do curso

Ao todo, 31 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais da Atenção Básica integraram a turma, que contempla a sede da Área Descentralizada de Saúde (ADS) e outras dez cidades. São elas: Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril.