Simulação em Saúde: ESP/CE inicia ciclo de cursos itinerantes na Região Metropolitana de Fortaleza; meta é capacitar 300 profissionais até setembro

31 de julho de 2023 - 16:22 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Oséias Targino (Ascom - Prefeitura de Itaitinga)

Primeira cidade contemplada com o ciclo de capacitações itinerantes foi Itaitinga

Com o objetivo de ampliar o acesso a capacitações voltadas ao Suporte Básico de Vida e ao Desenvolvimento Docente no Ceará, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou um ciclo de cursos itinerantes.

A iniciativa integra o plano de ações da Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) da autarquia para 2023 e espera contemplar, até o próximo mês de setembro, cerca de 300 profissionais nos municípios de Itaitinga, Maracanaú e em outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) referenciadas pelo Serviço Móvel de Atendimento em Saúde (Samu).

Nesse período, os grupos irão conhecer e desenvolver habilidades técnicas relacionadas às duas temáticas, com foco em práticas de simulação. A trilha de aprendizagem foi formatada e é executada pelo Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE.

Pontapé inicial

No último dia 25 de julho, as atividades do projeto começaram em Itaitinga, a cerca de 30 quilômetros da Capital. Ao todo, duas turmas serão formadas na localidade.

Os treinamentos ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que demandou o ciclo de formações ao perceber a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam em diferentes áreas e níveis de atenção nos equipamentos da Região.

Um dos objetivos do projeto é fortalecer a Política de Educação Permanente do Estado

De acordo com o gerente do CSS, Rafael Dantas, a intenção do ciclo de formações itinerantes é fortalecer a Política de Educação Permanente do Estado.

É um processo de ensino-aprendizagem que permite aos profissionais, de múltiplas áreas, aplicar técnicas que eles estarão na iminência de praticar nas suas unidades de saúde. Seja em alguma eventualidade, como uma parada cardiorrespiratória ou um quadro de engasgo, eles estarão habilitados para atuar neste suporte básico especializado”,  afirmou Dantas.

Capacitação docente

Além da formação de nível básico, a ESP/CE ofertará um curso de facilitadores para profissionais que atuam como docentes e preceptores dos programas de Residência em Saúde vinculados aos seus postos de trabalho. A Adese já formou três turmas dessa formação. “Nossa quarta turma já seria realizada neste formato regionalizado”, adianta Dantas.

Assim como o Curso Básico de Suporte de Vida, o Curso de Facilitadores em Simulação Clínica será conduzido a partir de duas etapas. Uma primeira voltada para conteúdos teóricos sobre a continuação da simulação em saúde, realizada em ambiente virtual de aprendizagem, e uma segunda parte realizada de modo presencial, nos ambientes de serviços dos profissionais.

A expectativa é que o projeto consiga contemplar todos os 184 municípios cearenses, nas duas temáticas abordadas.