Fortalecimento dos processos de governança e da integração da Rede de Atenção à Saúde pauta encontro de gestores

29 de maio de 2023 - 07:59

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta sexta-feira (26), a primeira reunião em 2023 do Comitê de Apoio à Governança da Região de Fortaleza (CGRS). O encontro ocorreu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e reuniu profissionais da pasta estadual e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Juntas, as duas instituições discutiram e elaboraram medidas que favorecem as articulações políticas e institucionais junto às Redes de Atenção à Saúde cearense.

As apresentações tiveram início com a contextualização do processo de construção do Plano de Regional de Saúde (PRS). Durante a exposição, o superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Ícaro Tavares, abordou as competências do comitê e sua centralidade para o fomento das políticas públicas de Saúde em todo o Estado.

“Estamos aqui para fazer recomendações e estruturarmos esse movimento da regionalização em saúde em Fortaleza e no Ceará. Uma vez que esse comitê só terá validade se trabalharmos juntos para fortalecermos, cada vez mais, o poder de governança nas Regiões de Saúde do Ceará. O comitê somos todos nós”, ressaltou Tavares.

O gestor abordou, ainda, a importância do trabalho de fortalecimento dos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde do Estado. “Fortaleza consegue compor mais da metade da população do Ceará. Hoje, 53% da população do Estado está dentro da  Região de Fortaleza. Sem falar que a maior rede assistencial, hospitalar e ambulatorial está dentro da Capital”, analisou.

Uma das gestoras presentes na reunião foi a diretora de Educação e Extensão em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa.

O Ceará é composto, atualmente, por cinco Regiões de Saúde, sendo a maior delas, Fortaleza. O município conta com cinco Áreas Descentralizadas de Saúde nas cidades de Caucaia, Maracanaú, Baturité, Itapipoca e Cascavel.

Além da condução da SRFOR, uma apresentação da articuladora do HAOC, Maura Sobreira, sobre especificidades envolvendo a regionalização e a governança, integrou a agenda do evento. A ideia é que o grupo se reúna mensalmente, totalizando 12 encontros ao longo do ano.

O comitê

Instância colegiada de apoio à Comissão Intergestores Regionais (CIR), o Comitê de Apoio à Governança da Região de Fortaleza (CGRS) foi implantado em dezembro de 2022 com a finalidade de monitorar e acompanhar o adequado funcionamento das Redes de Atenção à Saúde em observância à legislação que rege o Sistema Único de Saúde (SUS) e em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Sesa e pelas secretarias municipais de saúde cearenses.

Sua estrutura é composta por representantes da gestão municipal, estadual e federal, além de representantes dos consórcios públicos de Saúde do Ceará, Controle Social, prestadores de serviços de referência regional, instituições e governos governamentais e Organizações Não-Governamentais que atuam na  Região de Saúde de Fortaleza.