Residência Multiprofissional: turma X compartilha aprendizados em mostra de vivências em Saúde

8 de maio de 2023 - 15:31 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

Após um período de intensas trocas e aprendizados vivenciados nos equipamentos de saúde dos 24 municípios cearenses, os residentes da turma X do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciaram nesta segunda-feira (8) as atividades da Mostra de Vivências de Territorialização em Saúde. O evento ocorre na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Ao todo, os cerca de 400 profissionais residentes que compõem a turma realizarão uma mostra conjunta partilhando os principais resultados alcançados ao longo de todo o processo Módulo Integrador I: Território e Saúde, iniciado ainda em março deste ano, período em que os estudantes ingressaram enquanto Residentes 1 (R1).

Uma dessas profissionais foi Mariza Cavalcante. Residente de Saúde da Família no município de Tauá, ela conta que o processo de territorialização foi essencial para a aproximação da turma com os seus territórios de Saúde. “Tem sido uma experiência que me proporcionou um novo olhar. Sempre atuei na esfera privada e poder me aproximar das pessoas e conhecer as particularidades de cada localidade tem sido enriquecedor para mim, tanto no campo profissional, quanto no pessoal também”, atesta.

Mariza Cavalcante é residente do programa de Saúde da Família em Tauá.

Ao longo das últimas cinco semanas, os residentes realizaram uma aproximação com as dinâmicas operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e mapearam alguns dos principais equipamentos sociais dos municípios. Essa interação se torna fundamental para o alinhamento e a execução dos trabalhos que eles executarão junto às unidades de saúde e instituições sociais presentes nas localidades onde estarão inseridos nos próximos dois anos.

O resultado desse processo se consolida na mostra a partir de uma série de trabalhos compostos por apresentações de banners eletrônicos, encenações, números de teatro, de cordel, intervenções junto a artistas dos cenários de prática, entre outras manifestações artísticas.

As atividades de encerramento do módulo formativo permitem, a partir desta troca, uma compreensão do que seria esse “território-vivo” composto por cada cenário e as etapas vivenciadas pelos especializandos na caminhada acadêmica.

“Todos os gestores e profissionais de saúde presentes na mostra passam a olhar para esse território, também, sob o olhar daquelas pessoas que acabaram de entrar [nele]. A troca ocorre a partir daquele que está acostumado, que gerencia e trabalha como profissional de Saúde há muito tempo, e de alguém que acabou de chegar”, reflete Valesca Souza, tutora  do Componente Hospitalar da Resmulti.

A agenda de apresentações da Mostra de Vivências de Territorialização em Saúde segue nesta terça (9) e quarta-feiras (10), na sede da Unipace, sempre a partir das 08 horas da manhã.  Concluído esse processo, os especializandos iniciarão o módulo Construção do Conhecimento Parte I – Introdução ao Trabalho de Conclusão de Residência.