Turma X da Residência Multiprofissional inicia módulo de Territorialização em Saúde

14 de março de 2023 - 16:09 # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou nesta segunda-feira (13) as atividades do Módulo Integrador I: Território e Saúde da Turma X do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti). O módulo será desenvolvido em cerca de 5 semanas e se encerrará com uma mostra conjunta, onde os especializandos irão partilhar os resultados desse processo, em maio de 2023.

Os cerca de 398 profissionais residentes ingressam nos seus cenários de prática, constituídos pelos equipamentos de saúde dos 24 municípios onde a iniciativa está presente  e nas unidades hospitalares do estado, município e instituições conveniadas aos 11 programas mantidos pela ESP/CE.

A territorialização em saúde consiste em uma metodologia capaz de operar mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes, a partir do desenho de novas configurações loco-regionais. Ela se baseia no reconhecimento e esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre ambiente, condições de vida, situação de saúde e acesso às ações e serviços de saúde.

“Territorializar é refinar o olhar para compreender as tramas e emaranhados constitutivos dos espaços de convivência social e comunitária, que operam tanto nas microrrelações cotidianas quanto nas macrorrelações institucionais, onde devemos sempre estar atentos aos saberes e fazeres que ali se forjam e que contribuem para a os processos de trabalho e aprendizagens nos cenários de prática da saúde”, explica Valesca Sousa, que compõe o Núcleo Docente Estruturante da Resmulti.

LEIA TAMBÉM: Com mais de 2.300 formandos, Residência Multiprofissional da ESP/CE comemora uma década de atividades

A partir desse momento, os residentes atuarão na construção de suas agendas integradamente aos processos de trabalho e dinâmicas de vivências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. A ideia é que eles façam um mapeamento dos principais equipamentos sociais dos municípios para entender como podem, durante os dois anos de residência, ter o apoio e a ajuda de instituições como unidades de saúde, Organizações Não Governamentais e igrejas, por exemplo.

Residentes da Turma X atuarão ao longo dos próximos dois anos em 24 municípios cearenses

O processo contempla algumas etapas de execução, divididas em atividades nos cenários de atuação com foco nas linhas de cuidado da residência, sistematização do processo do território em saúde, e elaboração de portfólio.

De acordo com a equipe pedagógica do curso, o que se espera é que, ao final dessa incursão introdutória, os objetivos propostos para cada etapa sejam cumpridos e que os residentes disponham das informações sistematizadas, e as utilizem como matéria-prima para o trabalho que será desenvolvido naqueles cenários.