ESP/CE realiza consulta a municípios sobre necessidades de capacitação

3 de maio de 2023 - 09:18 # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras Fotos: Raiane Ferreira

Quase 130 gestores responderam pesquisa sobre as demandas municipais para qualificação em Saúde Pública

Foco na Atenção Primária à Saúde (APS). Essa foi a principal necessidade apontada por cerca de 130 pessoas que responderam pesquisa sobre as demandas municipais para qualificação em Saúde Pública. O levantamento foi feito pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), durante o XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE). O evento aconteceu entre os últimos dias 20, 21 e 22 de abril, em Fortaleza, e reuniu profissionais de saúde, secretários e prefeitos de todo o Estado. 

Para o superintendente da autarquia estadual, Luciano Pamplona, a atividade foi uma importante estratégia de aproximação e mostrou que as necessidades estão alinhadas com o que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) espera da instituição de ensino. “Os municípios foram representados nessa pesquisa e apontam exatamente para o cenário que já foi encomendado pela Sesa à Escola. As três primeiras prioridades apontadas por esses municípios foram Atenção Primária, Gestão em Saúde e Vigilância (em Saúde)”, pontuou o gestor. 

Quem passo pelo estande foi convidado a responder formulário

Já os tipos de cursos mais pedidos foram os de Aperfeiçoamento (de até 180 horas), seguidos de Cursos Livres (de até 120h),  Especializações e Residências em Saúde (Multiprofissional e Médica). De posse dessas informações, os próximos passos incluem reunir gestores da ESP/CE e do Cosems-CE para desenhar quais são os cursos estratégicos e prioritários que podem ser desenvolvidos ainda neste semestre.

Pamplona reforça, ainda, a importância de entregar resultados, a partir da interação com o público-alvo dos cursos do equipamento. “Aonde os municípios estiverem, é importante que a gente tenha a oportunidade de estar junto e entender a realidade, as demandas prioritárias para ajudar esses municípios a alcançarem esses indicadores de saúde e a qualidade de saúde que a população do Ceará merece”, destacou.

Ao todo, 25 municípios cearenses participaram da pesquisa, que foi apresentada em formato de formulário. Já os dados foram formatados pela equipe de Inteligência em Saúde da ESP/CE e disponibilizados à Superintendência da instituição.