Diálogos sobre educação em saúde marcam segundo dia de atividades do XX Congresso do Cosems

22 de abril de 2023 - 09:25 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, participou da mesa “Processo de Regionalização no Ceará” e fez um apanhado dos projetos executados pela gestão da Saúde no Ceará.

O segundo dia de atividades do XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) foi pautado por uma série de debates, encontros e trocas de experiências no campo da educação e gestão na Saúde, dos processos de regionalização da área no Ceará, além de apresentações temáticas e oficinas sobre práticas de saúde diversas. 

Em fala durante a durante a mesa temática “Processo de Regionalização no Ceará”, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, fez um apanhado dos projetos executados pela gestão da Saúde no Ceará e apresentou algumas das principais estratégias de atuação da pasta visando o fortalecimento dos processos de governança e organização das redes de atenção à saúde no estado. 

Quero aqui ressaltar a importância de reforçarmos as capacitações na Atenção Primária porque precisamos resgatar isso, bem como qualificarmos nossos profissionais e fomentarmos a produção científica cearense”, projetou a secretária. 

Leia também: Saúde do Ceará apresenta projetos e produtos em primeiro dia do XX Congresso do Cosems

Durante sua apresentação, a gestora lembrou dos 30 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), que será celebrada em julho de 2023, e também destacou o papel da instituição, sobretudo no seu trabalho junto à Educação Permanente em Saúde em todo o Ceará, campo esse que foi o grande destaque das apresentações da autarquia estadual nesta sexta-feira (20). 

Ao longo de todo o dia, quem visitou o estande da autarquia, pôde entrar em contato com as iniciativas na área da Educação Profissional, Educação Permanente e Pós-Graduação em Saúde. Ainda no período da tarde, Tânia esteve no estande da ESP, conversou com seus profissionais e conheceu melhor os projetos e ações do equipamento.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, visitou estande da ESP/CE e conversou com os profissionais presentes no local.

A Escola esteve presente na programação com apresentações da sua Diretoria de Educação e Extensão, dos seus Programas de Residência em Saúde, da Gerência de Pós-Graduação em Saúde, da Gerência de Educação Permanente em Saúde e da Gerência de Educação Profissional em Saúde

 A diretora de Educação e Extensão da ESP, Olivia Bessa, falou sobre o processo de ampliação e regionalização das Residências em Saúde enquanto estratégia de capilarização da formação de especialistas nas cinco Regiões de Saúde do Ceará. “Isso tem possibilitado o reforço das equipes dos serviços de saúde com especialistas médicos, e de outras categorias profissionais, nas áreas que mais demandam dessa força de trabalho”, esclareceu Bessa. 

No período da tarde, foi a vez das gerências de Educação Profissional em Saúde e Educação Permanente trazer suas experiências para os profissionais, gestores e congressistas que estiveram presentes no evento. 

A equipe da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP, esteve presente para apresentar o projeto Rede Estadual Saúde Escola, estratégia de gestão da educação na saúde idealizada pela Sesa e que conta com o apoio técnico-pedagógico ofertado pela ESP/CE. Atualmente, mais de 90 Núcleos de Educação Permanente em Saúde já foram implantados em cinco Regiões de Saúde do Ceará. 

Nosso objetivo é que em todos os espaços de saúde, seja na gestão, na atenção de ensino ou controle social, a Rede se torne um espaço de aprendizagem, tanto para o trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto para o estudante que será formado para o sistema”, reflete Rejane Araújo, articuladora de Educação Permanente em Saúde do Rede Saúde Escola. 

Finalização das atividades

O XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará chega neste sábado (22) ao seu último dia de atividades. A agenda de trabalho começa a partir das 08h30 com apresentação da mesa temática “Desafios e Perspectivas para fortalecimento da APS”. 

O debate contará com as participações de Nésio Fernandes, secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (MS); Jurandi Frutuoso, secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass);  Diogo Demarchi Silva, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Vaudelice Mota, secretaria Executiva de Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, (Sepos/Sesa)

O evento se encerará às 12 horas com a apresentação da Plenária Final, da premiação da “Mostra Ceará, Aqui tem SUS”  e da leitura da Carta do congresso.

 

Serviço

Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE)
Dias: 20, 21 e 22 de abril
Horário: quinta e sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h
Local: Hotel Gran Mareiro (Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro)
Site oficial do evento: www.congressocosemsce.com.br