Saúde do Ceará apresenta projetos e produtos em primeiro dia do XX Congresso do Cosems

21 de abril de 2023 - 11:36 # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Elon Nepomuceno e Raiane Ferreira

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) iniciaram nesta quinta-feira (20) suas atividades no XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). O evento segue nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza.

No estande da Sesa, estão sendo distribuídos e apresentados materiais educativos sobre campanhas de vacinação, treinamento em Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará); balanço da cobertura vacinal no estado do Ceará e acerca da Rede de Assistência à Saúde do Ceará. 

Neste ano, o encontro tem como tema central a “Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção”. Ao longo dos próximos dois dias, o congresso reunirá cerca de 600 participantes de diferentes instâncias da saúde pública e privada de todo o país, nos debates em mesas temáticas, oficinas, networking na Feira de estandes, áreas de convivência e nas apresentações da Mostra Ceará Aqui tem SUS.

Já a ESP apresenta alguns dos seus principais produtos, atividades desenvolvidas e projetos em andamento. 

Nesse primeiro dia do congresso, a autarquia estadual trouxe para o seu estande as experiências da Diretoria de Tecnologias e Inovação (Ditec), que fez exposição do capacete Elmo e compartilhou alguns dos principais projetos do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). 

A Diretoria de Tecnologias e Inovação (Ditec) fez exposição do capacete Elmo e apresentou produtos do seu Núcleo de Inovação e Tecnologias da ESP.

Um desses projetos destacados pela diretora de Tecnologias e Inovação, Alice Pequeno é a Rede de Inovação Aberta em Saúde (Rias), que foi discutida durante a apresentação da área no evento. A gestora explica que, até o momento, 10 instituições já estão com termo de adesão publicados em Diário Oficial e outros seis órgãos parceiros encontram-se em processo de adesão. 

Com isso nós vamos seguir com a estruturação da Rede e com o desenho do modelo de governança favorecendo o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área da Saúde e fortalecendo o ecossistema de Inovação em Saúde no estado do Ceará”, finaliza, Pequeno.

A equipe do Centro de Simulação em Saúde da ESP marcou presença no primeiro dia do evento.

A Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) da ESP expôs uma retrospectiva da implantação do seu Centro de Simulação em Saúde (CSS) e disponibilizou materiais Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, além de Informativos sobre algumas das principais capacitações e treinamentos realizados e prospectados pela área. 

A analista de simulação em saúde do CSS, Andrea Braide explica que um dos principais objetivos da participação do equipamento foi subsidiar as secretarias municipais e seus núcleos de educação permanente em saúde. “Precisamos entender que, no nosso dia a dia, um profissional  preparado e capacitado, vai se sentir ainda mais seguro no momento de se tornar um multiplicador desses conhecimentos nas suas áreas de trabalho”, afirma. 

Processos Seletivos

Presente pela primeira vez em uma edição do congresso organizado pelo Cosems, a Gerência de Avaliação e Seleções da ESP compôs a programação do evento compartilhando as dinâmicas dos processos seletivos realizados pela área no âmbito da administração pública. 

Nos últimos cinco anos, a equipe da Gerência de Avaliação e Seleções realizou mais de 100 seleções públicas no Ceará.

Idealizada em 2018, a Gease realizou mais de 100 seleções públicas para diversos órgãos estaduais e municipais do Ceará. Ao todo, 28.118 mil candidatos participaram dos processos seletivos realizados pela área nos últimos cinco anos. 

Selo ESP 30 anos

Iniciando as comemorações do aniversário de 30 anos da Escola, celebrado em julho, foi lançado, nessa quinta-feira (20), o selo alusivo à data. Desenvolvida pela Assessoria de Comunicação e Marketing da autarquia, a marca foi apresentada com um filme institucional, disponível no canal oficial do YouTube da ESP/CE.  (em todas as redes sociais da instituição).

Assista à íntegra do vídeo institucional dos 30 anos da ESP/CE

Educação em Saúde 

As atividades do evento seguem nesta sexta-feira (20) a partir das 08h30. A ESP/CE está presente na programação com apresentações da sua Diretoria de Educação e Extensão, dos seus Programas de Residência em Saúde, da Gerência de Pós-Graduação em Saúde, da Gerência de Educação Permanente em Saúde e da Gerência de Educação Profissional em Saúde. 

Ao longo de todo o dia haverá apresentações de oficinas e mesas temáticas, além de palestras sobre diversos temas da Saúde do Ceará. 

Serviço

XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE)

Dias: 20, 21 e 22 de abril

Horário: quinta e sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h

Local: Hotel Gran Mareiro (Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro)

Site oficial do evento: www.congressocosemsce.com.br