Pós-Graduação: ESP/CE e Sírio-Libanês realizam atividades presenciais de formação em gestão da saúde

14 de abril de 2023 - 16:48 # # #

Texto: Daniel Araújo | Fotos: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à  Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou nesta semana, entre os dias 12 a 14 de abril, as atividades presenciais práticas do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS)

A iniciativa, realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, compreende a oferta de três cursos de pós-graduação na área da gestão em saúde, que tiveram início em 2021 e seguem até 2023. As capacitações ocorrem prioritariamente para gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE e aos profissionais da saúde que atuam como preceptores de residentes e graduandos em cenários reais de cuidado.

Ao longo desta semana, a ESP/CE sediou os encontros do Curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e do Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS). Ao longo dos últimos três dias, os especializandos trabalharam no desenvolvimento das fases de implementação e monitoramento de projetos de intervenção que integram as matrizes de cada um dos três cursos. 

As atividades da Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS) aconteceram no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidades da rede Sesa. 

“A intenção é  produzir um novo saber, oriundo dos proces­sos de reflexão a respeito da produção do cuidado, motivando seus atores ao prota­gonismo necessário para a qualificação das práticas em saúde e o aprimoramento do trabalho em equipe como ferramenta indispensável’, explica Lígia dos Santos, facilitadora do PSUS.

As capacitações ocorrem prioritariamente para gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE

Edmilson Gomes é  tutor do Núcleo Docente Estruturante do Programa de Residência Multiprofissional da ESP/CE (Resmulti), e faz parte da turma da Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS. Para ele, os métodos inovadores de ensino-aprendizagem de alto impacto do projeto fazem grande diferença no trabalho. 

“Nossos projetos de intervenção propostos no curso tem esse foco voltado aos programas da Escola para qualificar processos de trabalho e com foco na gestão dos programas de residência. E isso tem sido muito significativo para pensarmos novas possibilidades de melhoria do Núcleo Docente Estruturante da ESP/CE”, afirma Gomes.

O projeto

O Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS), integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

As iniciativas educacionais que compreendem os três cursos de especialização são orientadas para o apoio à imple­mentação de políticas de saúde, à articulação ensino-serviço-comunidade, ao forta­lecimento de instâncias regionais e de redes de atenção e educação comprometidas com a transformação da realidade. 

A parceria entre a ESP e o Hospital Sírio-Libanês foi firmada ainda em novembro de 2021. As capacitações têm duração de dois anos e são realizadas no Ceará pela autarquia estadual. A previsão é que as turmas concluam suas atividades em outubro de 2023.