ESP/CE participa de evento científico em Brasília

10 de março de 2023 - 13:39 # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), esteve presente, esta semana, no 14º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), em Brasília (DF). A assessora de Gestão da Superintendência da autarquia, Sarah Mendes D’Angelo, integrou o painel Os desafios da descentralização e o fortalecimento da vigilância em saúde.

O momento, que teve a moderação do coordenador-geral de Vigilância das Emergências em Saúde Pública, João Roberto, também contou com a colaboração de Tanna Morales, representante do Ponto Focal EpiSUS Fundamental, e de Ana Cristina Gonçalves, representando a Secretaria da Saúde de Goiás.

Encontro Científico
O 14º Encontro do EpiSUS foi promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), entre os dias 08 e 10 de março. O objetivo foi fortalecer e expandir a integração entre os epidemiologistas de campo no Brasil e proporcionar uma oportunidade de trocas de experiências com outros programas de treinamento internacionais.

Este ano, o encontro teve como tema Os FETPs (Field Epidemiology Training Program) na Resposta às Emergências em Saúde Pública.

EpiSUS
O EpiSUS é um Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde da SVSA/MS que foi implementado no ano 2000. Atualmente, existem três níveis do Programa: Fundamental, Intermediário e Avançado.

Todo ano é realizada a seleção de novas turmas para o nível Avançado. O processo, dividido em três etapas, dura cerca de nove meses. O objetivo do treinamento é preparar os profissionais para atender qualquer situação de interesse em saúde pública em apoio aos estados e municípios do país.

Durante o treinamento, o profissional realiza diversos trabalhos de campo. Fazem parte das atividades: a avaliação ou implantação de um sistema de vigilância; a elaboração boletins e informes com análises de dados; participação de cursos e eventos técnico-científicos; realização de estudos epidemiológicos de resposta a emergências e situações de interesse em saúde pública; realização de pesquisas aplicadas aos serviços; e publicações de artigos científicos.