ESP/CE realiza oficina de construção curricular com docentes do Centro de Simulação em Saúde

25 de janeiro de 2023 - 08:25 # # # #

Texto: Daniel Araújo | Fotos: Deborah Muniz

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou nesta terça-feira (24) a I Oficina de Desenvolvimento Docente com a equipe do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia.

A formação é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) a partir do projeto desenvolvido pela Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) e do CSS.

De acordo com a equipe desenvolvedora da ementa, a capacitação busca qualificar profissionais que compõem o Centro, aperfeiçoando suas técnicas para a elaboração de currículos educacionais.

A partir da oficina, os docentes do CSS devem atuar, ainda, como multiplicadores de conhecimento junto aos demais professores da ESP/CE na construção de currículos dos cursos ofertados pela instituição. Em 2023, outras áreas da Escola serão contempladas pela formação.

A assessora de Desenvolvimento Educacional do Dides, Leni Nobre, explica que o treinamento segue a premissa da autarquia de trabalhar, dentro de seus cursos, metodologias educacionais inovadoras, a exemplo da construção de currículos baseada em competências.

“Esse modelo vai muito além do desenho de disciplinas, fazendo com que o educando seja capaz de fazer tudo aquilo previsto ao fim do programa profissional”, detalha.

Centro de Simulação em Saúde

Inaugurado em junho de 2022, sob coordenação da Dides, o CSS realiza treinamentos com ênfase na simulação para profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da Saúde.

O projeto tem consultoria do Ensino Einstein e objetiva contribuir com a qualidade da assistência, da gestão, da vigilância em saúde, da segurança do paciente e de profissionais da força de trabalho cearense.