Governador Elmano de Freitas se reúne com ministra da Saúde para tratar da redução da fila de cirurgias no Ceará

19 de janeiro de 2023 - 10:24 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto Julia Prado - Ministério da Saúde - Fotos

A imunização dos cearenses também foi pautada durante o encontro

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, cumpre agenda nesta quarta-feira (18), em Brasília, para tratar de áreas estratégicas para o Ceará, dentre elas, a saúde. Nesse sentido, o chefe do Executivo Estadual esteve reunido com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o propósito de unir esforços para reduzir a fila de cirurgias eletivas no estado.

A colaboração entre os governos estadual e federal, explicou o governador Elmano de Freitas, vai melhorar e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Já temos grande parte da nossa rede sendo visitada e organizada para o mutirão [de cirurgias eletivas], além de definição de investimento financeiro. Nós vamos unificar o planejamento do Governo do Ceará ao do Governo Federal, que já tem uma proposição básica. Nosso diálogo é permanente para, também, aprimorar a estruturação da saúde pública no Ceará “, disse.

Para isso, uma reunião técnica entre equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Ministério da Saúde será realizada nesta quinta-feira (19). A expectativa é que o mutirão tenha início em fevereiro.

“Vamos atuar de mão dadas. Faremos um lançamento conjunto, Governo do Ceará e Governo Federal, para enfrentar o problema de cirurgias no estado, dando apoio aos cearenses”, garantiu o governador.

Também estará na pauta da reunião de quinta-feira a imunização dos cearenses, sobretudo, a vacinação de crianças contra a covid-19.

Cirurgias eletivas

Hoje, cerca de 60 mil pessoas aguardam cirurgias eletivas no Ceará – considerando rede estadual e redes municipais. Segundo a Sesa, a fila de cirurgias é dinâmica, pois todos os dias pessoas fazem seus procedimentos e outros pacientes entram na espera. Dessa forma, o tempo de andamento da fila e o número de pacientes têm parâmetros e medidas que oscilam, diretamente relacionados às especificidades de cada caso.

De novembro de 2021 a dezembro de 2022, 30 mil cirurgias eletivas foram realizadas dentro do Programa Plantão Cirurgias 24h, lançado no último trimestre de 2021 pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa. O Plantão 24h agilizou a demanda por procedimentos cirúrgicos eletivos represada pela pandemia da Covid-19.

O esforço agora é ampliar o chamamento dos hospitais privados e filantrópicos (incluindo unidades polo do Interior) para dar suporte à realização dos procedimentos e aumentar os tipos de cirurgias a serem realizadas.

Entre os cinco principais procedimentos demandados no sistema estão: remoção da vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata.

O paciente tem acesso à sua posição na lista de procedimentos eletivos na Central de Regulação do Estado, por meio da ferramenta Plantão Cirurgias 24h. O sistema está disponível na plataforma Saúde Digital: digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia.

Presentes

Também participaram da reunião, José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados; Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Junior Castro, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); e Swedenberger Barbosa, Secretário executivo do Ministério da Saúde.