Trajetória de 17 anos da “Cadernos ESP” conduz nova edição da revista

5 de janeiro de 2023 - 12:30 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Rafael Medeiros

Em sua mais recente edição, a revista científica Cadernos ESP destaca sua trajetória ao longo dos últimos 17 anos. Editada e divulgada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)a publicação está disponível para leitura.

Nesta edição, o periódico reúne artigos originais e de revisão, relatos de experiência, atualização ou inovação tecnológica. Dentre os temas abordados, figuram a mortalidade infantil no Ceará, os aspectos metodológicos da gestão de dados em uma comunidade indigena Tapeba, a revisão integrativa sobre a síndrome inflamatória pediátrica associada à covid-19 e o uso das tecnologias digitais para a educação médica.

A publicação encontra, no fluxo de trabalho contínuo, a sustentabilidade para alcançar resultados positivos no meio científico. Um exemplo disso é a elevação dos conceitos conquistados pela revista junto a órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da incorporação de novas áreas do conhecimento no material, como Enfermagem, Educação, Medicina I e II e Farmácia.

A revista

Criada em 2005 pelo então Centro de Investigação Científica da autarquia, a Cadernos ESP tem caráter aberto e gratuito para a submissão e a publicação de artigos na área da Saúde. Sua edição é feita pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) com o objetivo de divulgar a produção científica de forma crítica e reflexiva a partir do elo entre Educação, Tecnologia e Inovação.

A editora científica da revista, Leidy Dayane Paiva, lembra algumas das principais conquistas do periódico ao longo dos últimos quatro anos, como a disponibilização on-line de todas as edições e a aquisição de um Identificador de Objeto Digital (DOI) – facilitando a busca do produto em ambientes virtuais –, além de indexadores e tradução para a língua inglesa.

“Foi um trabalho feito em parceria. Todos que trabalham com produção de conhecimento científico sabem da dificuldade de subir cada novo degrau. Os resultados não são imediatos e precisam ser mantidos”, afirma.