Tânia Mara Coelho se apresenta como titular da Saúde do Ceará a colaboradores e autoridades

3 de janeiro de 2023 - 07:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Texto e fotos: Evelyn Barreto e Helene Santos

Em cerimônia na sede da pasta nesta segunda-feira (2), a secretária divulgou os nomes que vão compor a gestão 

A médica Tânia Mara Silva Coelho é a nova titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A infectologista se apresentou a colaboradores da rede estadual em solenidade nesta segunda-feira (2), na sede do órgão, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. O evento ocorreu um dia após a cerimônia de posse formal do governador Elmano Freitas e do secretariado da nova gestão. Tânia é a segunda mulher a estar à frente da pasta – a primeira foi há quase 30 anos. Estiveram presentes, ainda, representantes de entidades da área da Saúde e da sociedade civil, secretários municipais e parlamentares.

Na ocasião, a gestora apresentou os secretários executivos que vão auxiliá-la na administração: Maria Valdelice Mota (Políticas de Saúde); Antônio Silva Lima Neto, o Tanta (Vigilância em Saúde); Joana Gurgel Holanda Filha (Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional); Maria Aparecida Gomes Rodrigues Façanha (Planejamento e Gestão Interna) e Luiz Otavio Sobreira Rocha Filho (Administrativo-financeira).

Em seu discurso, Tânia destacou a responsabilidade por conduzir umas das principais secretarias estaduais, com efeitos diretos para a população. Para ela, o caminho traçado em seu percurso profissional é o que lhe dá segurança de abraçar o desafio. “Relembrei a trilha que segui para hoje estar aqui. Foram vários tijolinhos que carreguei e, como minha mãe diz, uma casa não cai quando ela tem alicerce”, disse.


Posse do governador Elmano de Freitas e do novo secretariado ocorreu no domingo (1°), no Palácio da Abolição

A médica reforçou a importância de sonhar e de elaborar, de forma coletiva, projetos factíveis em prol do acesso à saúde pública. “Sonho com o dia em que todas as pessoas serão atendidas em sua região sem precisar de grandes deslocamentos. (…) E, acima de tudo, sonho com o fortalecimento da atenção básica, com a promoção da saúde e a prevenção de doenças”, sublinhou.

A secretária também saudou os profissionais que a acompanharam em sua trajetória. Citou desde chefes do Poder Executivo a ex-secretários estaduais da Saúde, além de servidores, colaboradores e assessores.


Maria da Conceição (à direta), mãe de Tânia, emocionou-se com discurso da filha

Ao fim da solenidade, a agora titular da pasta reservou uma homenagem à sua mãe, Maria da Conceição Pereira da Silva, presente na ocasião. Com fala embargada, Tânia agradeceu pela dedicação em sua criação, por sua fé e vitalidade, mesmo enfrentando o diagnóstico de uma doença neurológica grave. “Minha fortaleza, minha rainha, mulher simples que só estudou até o primeiro ano, mas, com uma sabedoria divina, mostrou aos seus três filhos que somente por meio da educação poderíamos vencer na vida”, emocionou-se.

Tânia Mara Silva Coelho é uma das 16 mulheres nomeadas pelo novo chefe do Executivo, cumprindo a promessa de equidade de gênero na distribuição das secretarias.

Conheça a secretária

Tânia Mara Silva Coelho é médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, por mais de um ano, compôs o corpo gestor da Sesa como secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional. Além disso, foi superintendente da Rede Hospitalar da Sesa e diretora clínica, técnica e geral do Hospital São José (HSJ).

Possui Residência em Infectologia, é especialista em Medicina do Viajante pela Royal College of Glasgow, na Escócia, e em Gestão das Clínicas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. É mestranda em Saúde Pública pela UFC.