Casa de Cuidados do Ceará cria grupo de acolhida para novos cuidadores

29 de dezembro de 2022 - 08:28 # # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC Texto e foto: Márcia Catunda


Iniciativa terá programação às terças-feiras e deve reunir toda a equipe assistencial

Pensando na educação em saúde de familiares e acompanhantes de pacientes, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), criou, nessa terça-feira (27), um grupo de acolhida para novos cuidadores, com ou sem experiência na função.

O objetivo da iniciativa, segundo a coordenadora de Fisioterapia da unidade, Aryadne Marques, é apresentar a proposta da CCC aos colaboradores que vão começar as atividades no equipamento gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). “Além disso, a ideia é promover um momento mais humanizado com essas pessoas”, continua.

O grupo terá programação às terças-feiras e deve reunir toda a equipe assistencial – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

No primeiro encontro, os membros fizeram uma dinâmica com os participantes no formato do jogo “Batata Quente”. O prazo de internação do paciente, o papel do cuidador e os direitos e os deveres desse profissional compuseram as perguntas da brincadeira. Na ocasião, também foram apresentados o Guia do Cuidador e as atividades de humanização promovidas pelas equipes de Psicologia e Terapia Ocupacional.

Edilson Barreto está somente há dois dias na CCC, mas já é um cuidador experiente. “Achei o espaço muito aconchegante. Estou me sentindo, realmente, em casa. O que mais me chamou a atenção é a assistência direcionada não só ao paciente, mas a nós, cuidadores. O grupo de acolhida é uma prova disso”, avalia.

Capacitações

A Casa de Cuidados também promove treinamentos semanais. “É realizado um curso de 40 horas, com entrega de certificado, voltado para o manejo de quem depende de cuidados especiais”, exemplifica a gerente do equipamento, Itala Oliveira.

A estrutura implementou, ainda, o projeto Eu,cuidador, de incentivo a um momento de escuta e de diálogo com cuidadores, possibilitando o compartilhamento de experiências e emoções, com foco no bem-estar.