Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues celebra o trabalho dos profissionais que fazem a Saúde do Ceará

22 de dezembro de 2022 - 13:21 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz Vídeo: Elon Nepomuceno | Raiane Ferreira

Em 2022, oito nomes foram agraciados com a Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues

Em uma noite marcada pelo reconhecimento e o simbolismo da luta dos profissionais e instituições da saúde do estado do Ceará ao longo dos últimos anos, a Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nesta quarta-feira (21) a cerimônia de entrega da sua medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues. A solenidade, que ocorreu na sede da autarquia estadual, homenageou oito profissionais que se destacaram em ensino, pesquisa, inteligência, inovação e cooperação na saúde do estado.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, explica que após quase três anos de pandemia, o evento marcou, nesse fechamento de ciclo da gestão, a possibilidade de se fazer um reconhecimento público a todos aqueles que fizeram e seguem fazendo a diferença na vida do povo cearense. “Esse é um sentimento de reconhecimento que queremos passar pelos méritos desses homenageados e pelo compromisso público, o espírito altruísta e pelo fazer coletivo“, diz. 

O gestor ressaltou o sentimento de gratidão e de dever cumprido destacando a importância do ideal de reponsabilidade de todos os profissionais que fazem a saúde pública cearense. “Momentos como esse da pandemia que nos trazem tantas abordagens diferentes de um mesmo problema nos fazem refletir que temos muito a aprender e a aprendermos melhor juntos”, finalizou. 

O superintendente da ESP, Marcelo Alcantara (centro), falou da gratidão e do sentimento de dever cumprido nesse fim de ciclo da gestão

O Secretário Executivo Administrativo-financeiro da Sesa, Caio Cavalcanti, participou da cerimônia representando a governadora Izolda Cela. O gestor citou a cooperação como grande ponto de intersecção desse período pandêmico.  “Precisamos cooperar entre si. Cooperar com os demais profissionais da saúde, cooperar com os usuários, com os municípios e estados”, pontuou. 

Homenagens

Representando o ex-Governador do Ceará, Camilo Santana, a secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Tânia Mara Silva Coelho, falou da ideia de coletividade no trabalho do poder público. “Camilo Santana não teria conseguido exercer a função de grande gestor nesse momento de pandemia se não fosse o papel de toda a população cearense que conseguiu em meio a todas as diversidades superar esse momento tão difícil, atendendo medidas de restrições regulatórias, algumas vezes impositivas, mas que em alguns momentos foram necessárias”, afirmou.  

O médico cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) recebeu a honraria refletindo sobre os desafios que o sistema de saúde coloca para todos os profissionais que trabalham na rede pública. “Um sistema de saúde não se faz só pelas unidades de saúde. E você não passa por uma pandemia sem ter essa representação de todos os setores da sociedade”. 

Representando todos os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da covid-19, a fisioterapeuta Betina Tomaz falou do senso de compromisso enquanto profissional de saúde e pesquisadora. “Como fisioterapeuta tenho orgulho do quanto crescemos e do quanto fomos enxergados e fomos protagonistas na recuperação funcional de todos que estavam  nas Unidades de terapia Intensivas (UTIs), enfermarias e todos os lugares dos hospitais”, relembrou,  pedindo também  uma salva de palmas aos mais de 150 mil profissionais que atuaram na linha de frente da Covid-19 ao longo da pandemia. 

Os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da covid-19 foram representados pela fisioterapeuta Betina Tomaz

Atuando na ESP/CE há 26 anos, o diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, Batista Tomaz, relembrou o trabalho desenvolvido junto de múltiplas equipes. “Foram pessoas que ao longo desse tempo, com muita dedicação e empenho, me ajudaram a cumprir a missão da Escola que é qualificar profissionais da saúde na prestação de um serviço de excelência à sociedade”, afirmou. 

O cientista-chefe da Saúde do Estado e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec), José Xavier Neto, também fez resgate histórico da trajetória na saúde do Ceará com destaque no seu papel dentro da ESP/CE. “Acredito que esses três anos tenham contribuído para deixar na ESP uma tradição da Inteligência e do uso acadêmico e científico que se alinhem a outras iniciativas da instituição no campo  da Ciência, Tecnologia e Inovação. Que essa semente possa prosperar”, projetou o gestor.

Histórico

A medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues foi criada em 2003 com a intenção de homenagear pessoas físicas e jurídicas, equipe de projetos, iniciativas ou ação social. A premiação é uma forma de reconhecer suas relevantes contribuições na saúde do Ceará.

Apesar de ter sido idealizada no início dos anos 2000, a honraria nasceu com vigor retroativo, o que autorizou homenagens em anos anteriores ao Decreto de sua publicação. Desde sua instituição, a honraria já homenageou 21 personalidades relevantes entre os anos de 1993 a 2022.  

A medalha recebe o nome do médico e patrono da ESP/CE, Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Reconhecido por suas qualidades no exercício da docência, é considerado por muitos como o reformador do ensino médico no Ceará, inclusive na implementação do Sistema Único de Saúde no Ceará (SUS) no estado.

Conheça mais sobre a medalha e os homenageados de 2022

 

OUÇA

A farmacêutica e ativista Maria da Penha, reflete sobre a responsabilidade da causa pelos direitos da mulheres no Brasil.

O médico pneumologista e presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu, fala da importância do propósito no exercício profissional na saúde.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), Paulo André Holanda fala sobre a representatividade de receber a medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues.