Profissionais da Vigilância em Saúde do Ceará partilham experiências em encontro estadual da Rede Sesa

6 de dezembro de 2022 - 16:39 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

Em seu primeiro dia de atividades, o VI Encontro Estadual de Vigilância em Saúde do Ceará  colocou no centro das suas discussões o trabalho e a experiência dos profissionais da Vigilância em Saúde no território cearense. O evento, realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da sua Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), segue até o próximo dia 08 de dezembro e reúne na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Sesa, profissionais da rede pública que atuam nas áreas da vigilância, nas Superintendências das Regiões de Saúde, nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs), no Nível Central da Sesa, bem como os egressos do EpiSUS Fundamental Ceará. 

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Hilton Albuquerque Soares, falou sobre a centralidade da participação da sociedade junto ao trabalho executado pelos profissionais da vigilância. Ele lembrou o enfrentamento à pandemia da covid-19 como um dos maiores exemplos recentes do trabalho nessa área. “Precisamos trabalhar todas as estratégias de estabilização, aprendendo a viver com o cenário atual. O cenário está posto para que possamos realmente nos adequar e aprendermos a viver com a questão do autocuidado e da educação em saúde”, ressaltou. 

Reforçando o caráter expositivo do evento, a secretária executiva da Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa, Sarah Mendes D`Angelo, destacou a importância do compartilhamento das vivências entre os profissionais da epidemiologia cearense. “Esse é um espaço onde os 184 municípios do Ceará, as 22 ADS e as cinco Superintendências Regionais de Saúde podem mostrar como atuaram com êxito nos territórios, seja na imunização, no controle de vetores, no laboratório ou epidemiologia”. 

Já para a diretora de  Inovação e Tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno, a qualificação e a formação dos profissionais da Vigilância em Saúde reverbera de modo significativo na qualidade dos serviços de todo o setor da Saúde do Ceará. “Muitos são os avanços que temos observado no componente das práticas de todos vocês, mas precisamos incluir ou desenvolver outras soluções que potencializam essas ações e façam com que as informações cheguem em menor espaço de tempo em todo o Estado”. 

A mesa de abertura do encontro contou ainda com as presenças da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Tânia Mara Silva Coelho;  do vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Rilson de Andrade; da secretária executiva de Planejamento e gestão Interna (Sepgi), Yannasha Mary Barros Monteiro; e Maria do Socorro Alves, representando o Conselho Estadual de Saúde (Cesau). 

Durante o primeiro dia, o evento contou com a palestra magna “A Importância da epidemiologia para as políticas públicas de saúde”, ministrada por Luciano Pamplona, docente da Universidade Federal do Ceará. Na sequência, a mesa Vigilância em Saúde do Ceará reuniu apresentações de gestores e profissionais da área da Epidemiologia. As atividades foram encerradas com a realização de mini oficinas.

Ao longo dos próximos dois dias os participantes também poderão conferir a IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Vigilância em Saúde, momento em que os técnicos apresentarão as ações desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2022, e a I Mostra Científica do Programa Estadual de Imunização, que irá compartilhar trabalhos descritivos sobre as experiências exitosas dos municípios cearenses durante a vacinação contra a covid-19 e no resgate e manutenção das coberturas vacinais de rotina.

 

Assista à íntegra do primeiro dia

 

Serviço

VI Encontro Estadual de Vigilância em Saúde
Dias: 6, 7 e 8 de dezembro de 2022
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)