VIII ExpoESP: Educação em Saúde será discutida em três dias de congresso

4 de novembro de 2022 - 10:50 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Ascom ESP/CE

Com o tema Construindo um Sistema de Saúde Inteligente, a VIII ExpoESP reunirá, de 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, pesquisadores, estudiosos, residentes, profissionais e trabalhadores da Saúde cearense. O evento é uma realização da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A programação inclui mesas redondas para debates, exposições e apresentações culturais, como a Feirinha Zen de artesanato e gastronomia.

A ExpoESP soma nove eventos simultâneos e integrados. No eixo da Educação em Saúde, a iniciativa contará com apresentações da Educação Profissional em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Extensão em Saúde e Pós-Graduação em Saúde.

LEIA TAMBÉM: Em novembro, congresso de saúde reúne ciência, inovação e arte no Centro de Eventos do Ceará

Dentro da VII Mostra de Saberes da Educação Profissional da ESP/CE, a Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro) compartilhará experiências na área da Enfermagem, no controle de endemias e arboviroses; no campo da proteção à infância e adolescência; e na formação de auxiliares de laboratório de vetores, reservatórios e animais peçonhentos.

Já a Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da autarquia estará responsável pela realização do I Seminário de Educação Permanente do Estado do Ceará; do II Encontro da Rede Estadual Saúde Escola; da II Mostra de Vigilância em Saúde; da II Mostra de Experiências em Educação Permanente em Saúde; da III Mostra de Experiências Exitosas dos Observatórios Municipais de Causas Externas e da IV Mostra de Residências em Saúde.

De 17 a 19 de novembro, a equipe da Escola promoverá um conjunto de ações que incluem oficinas de formação; palestras sobre as práticas da Educação Permanente em Saúde no Ceará; apresentações ligadas à Política Estadual de Educação Permanente em Saúde e à Rede Saúde Escola; e mesas redondas sobre os impactos da Educação Permanente em transplantes.

A ESP/CE realizará atividades relacionadas às práticas da pós-graduação em Saúde durante o evento. A programação contemplará mesas redondas sobre o curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola e a Pesquisa Nacional de Egressos de Residências em Saúde, além de painéis temáticos focados nos temas de liderança e gestão nos programas de residência em Saúde e na proposta do Programa Ampliares.

O evento

A ExpoESP é o principal evento da autarquia vinculada à Sesa. Em anos anteriores, o congresso científico era realizado na própria sede da ESP/CE, no bairro Meireles, em Fortaleza. Com a ampliação das atividades, das diversas pesquisas desenvolvidas e do reconhecimento da Escola como uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), foi necessário estender toda a programação.

ExpoESP
Quando: de 17 a 19 de novembro
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz) – portão C, Mezanino 2
Inscreva-se e acesse a programação