ESP/CE realiza mais um curso do Projeto de Educação Permanente em Transplantes em 2022, com foco na determinação da morte encefálica

4 de novembro de 2022 - 12:26 # # #

Texto: Juliana Marques | Foto Elon Nepomuceno

Médicos participam do Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica

Cerca de 35 profissionais da saúde entre médicos que atuam em Unidades de Terapia Intensivas (UTI), urgências e emergências participaram nesta sexta-feira (04) do Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica, do Projeto de Educação Permanente em Transplantes 2022, no auditório principal da  Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A capacitação, realizada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP e pela Central de Regulação de Transplantes (Cetra) da Sesa,  tem como objetivo reduzir a subnotificação de mortes encefálicas, resultando em um aumento de notificação de potenciais doadores e, consequentemente, no número de transplantes realizados.

Um dos facilitadores foi o neurocirurgião, responsável pela residência médica de neurocirurgia do Instituto José Frota (IJF), Carlos Vinícius Mota de Melo. Segundo ele, a capacitação é de extrema importância para que os médicos estejam aptos a diagnosticar e lidar com a situação.

“Nós treinamos os médicos nas condições mais comuns que podem confundir o quadro, tendo a necessidade de exames de neuroimagem. Eles têm a obrigação ética e técnica de procederem esse diagnóstico da forma mais efetiva possível, visando a proteção do paciente com a detecção ou não da morte encefálica, e os procedimentos para doação segura de órgãos”, explica.

Programação

Durante o turno da manhã, os participantes receberam a parte teórica do curso como o conceito de morte encefálica, metodologia da determinação, exames complementares, preparo para teste, comunicação aos familiares e outros.

No período da tarde, eles se dividiram em 4 turmas, distribuídas nos mini auditórios da Escola, para a parte prática da capacitação, focando nos casos clínicos com neuroimagem, exames clínicos, teste de apneia e legislação.

Calendário

Além dessa capacitação, ao longo do segundo semestre de 2022 e do ano de 2023, o projeto Educação Permanente em Transplantes prevê ainda a oferta de uma série de outros cursos: Qualificação do Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e Financiamento do Processo de Doação e Transplante. A iniciativa engloba também a realização de workshops e encontros acadêmicos nessa área dos transplantes de órgãos e tecidos.