Podcast Cadernos ESP: novo episódio discute os estudos sobre as populações vulneráveis

3 de novembro de 2022 - 08:39 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

 

 

Em seu quarto episódio do ano de 2022, o Podcast Cadernos ESP coloca em foco as especificidades dos estudos sobre as populações vulneráveis e o que podemos observar a partir das pesquisas realizadas junto a essa parcela da sociedade. 

O programa, realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já está disponível para escuta. 

A convidada desta edição é a doutora em Sociologia e pesquisadora da Gepes, Lourdes dos Santos. Durante o episódio, a pesquisadora destacou a importância de entendermos as particularidades das condições de vida, muitas vezes precárias, que as populações vulneráveis se encontram. 

Temos de considerar inicialmente as iniquidades do Brasil e como elas são historicamente construídas. Tudo isso faz com que a população mais empobrecida seja a  mais afetada por essas condições”, ressalta Lourdes. A pesquisadora também ressalta quais os desafios dos pesquisadores no trato com a temática e o que está sendo produzido nessa área nos estudos atuais. 

Abordar essas famílias, muitas vezes, requer um cuidado não apenas ético. Vivenciar o dia a dia dessas populações é o maior e melhor meio de fazer uma abordagem qualificada, buscar dados relevantes e dar resultados interessantes, tanto para essa população como para os órgãos que acompanham ou deveriam acompanhá-los”, pontua. 

Podcast

O Podcast Cadernos ESP leva o mesmo nome da revista científica da ESP/CE e foi lançado em julho de 2021. A iniciativa busca aproximar conhecimento, pesquisadores e sociedade. A iniciativa também objetiva pautar temas sobre as novidades e informações do mundo da produção científica, além de atuar como um espaço formativo a partir dos temas discutidos pelos convidados.

Os nossos podcasts são pensados como espaços formativos que levam conhecimento sobre publicações, produções científicas e contribui para que a população possa estar sempre aprimorando suas escritas e publicações científicas”. reflete o editor científico da Cadernos ESP e gerente de Pesquisa em Saúde da ESP, Jadson Franco. 

 

Serviço

Podcast Cadernos ESP 
Ouça outros episódios do podcast na íntegra