Edição especial da Cadernos ESP reflete sobre educação para profissões da saúde

18 de outubro de 2022 - 15:20 # # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Júlio Lopes

A formação dos profissionais é decisiva para o fortalecimento do sistema de saúde. Sempre atenta ao assunto, que faz parte de sua missão, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou edição especial da Cadernos ESP com o tema Educação para as profissões da saúde e políticas públicas. A revista já se encontra disponível para leitura.

A publicação traz um conjunto de artigos originais e de revisão, relatos de experiência, de atualização ou inovação tecnológica, além de uma seção especial com textos voltados para a área das políticas públicas.

O editorial, intitulado Educação de profissionais de saúde, ficou por conta da doutora em Saúde Pública e professora associada do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), Laura Feuerwerker. No texto, ela fala sobre a importância da incorporação da pluralidade das profissões.

Levar a vida e outras vozes para dentro das formações abre possibilidades. Ações regulatórias em relação ao mercado de trabalho modificam possibilidades. Há muito além do que ‘capacitar professores’ ou favorecer, de modo pontual, a abertura de espaços de práticas, que também estão, eles mesmos, atravessados por disputas de valores, conceitos, poderes”, reflete a pesquisadora.

A editora científica da revista, Leidy Dayane Paiva, reafirma a vocação do periódico para além de ser um espaço de disseminação de informações científicas no campo da saúde. “O lançamento de cada nova edição da revista é mais do que uma nova entrega para a sociedade e o cumprimento dos processos de trabalho da equipe editorial. É, também, o compromisso social que ultrapassa os muros da instituição científica”, destaca.

A Cadernos ESP visa tornar público os resultados de pesquisas e as experiências da gestão, ensino e serviços de saúde

Criada em 2005, a Cadernos ESP é aberta gratuitamente para a submissão e publicação de artigos, com referência consolidada no campo da Saúde Pública/Coletiva com interface entre a Educação, Tecnologias e Inovação. “A nossa política editorial é de acesso aberto com incentivo à cultura digital, de forma a proporcionar a disseminação do conhecimento científico”, completa Dayane.

Prêmio de incentivo à ciência

Na intenção de incentivar a produção técnico-científica na área da saúde pública, a ESP/CE também está com inscrições abertas para a segunda etapa do Prêmio Cadernos ESP de Incentivo à Ciência. Por meio da sua Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), a instituição premiará os autores e trabalhos melhor avaliados pela revista.

As três produções com maior pontuação, publicadas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, serão premiadas com troféus e os autores dos artigos finalistas receberão certificados com menção honrosa. O concurso ocorre por meio de votação popular e segue até o próximo dia 30 de outubro. O resultado será divulgado em 18 de novembro durante o Encontro de Periódicos Científicos do Ceará, que fará parte da programação da VIII ExpoESP.