ESP/CE e representantes da Esmaltec se reúnem para trocar experiências e traçar estratégias sobre o capacete Elmo

11 de outubro de 2022 - 16:04 # # # #

Texto: Juliana Marques l Foto: Daniel Araújo

16d954bf-ff3b-46b2-9812-3dcc8963fbae.jpg

Representantes do comercial, da área tecnológica e da superintendência da Esmaltec                                conheceram alguns espaços da Escola

Em visita à Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), representantes do comercial, da área tecnológica e da superintendência da Esmaltec, empresa que comercializa o capacete Elmo, conheceram alguns espaços da Escola e tomaram conhecimento sobre as especificidades do dispositivo. A reunião aconteceu na última quarta-feira (05).

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes e foi criado em abril de 2020 a partir de uma força-tarefa público-privada entre ESP/CE, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), FIEC – através do SENAI Ceará – Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec. Durante a sua comercialização, no auge da pandemia, a empresa, fugindo da sua linha de produtos voltada para eletrodomésticos, abraçou a causa e passou a fabricar e vender o dispositivo.

Segundo o superintendente e CEO da Esmaltec, Marcelo Pinto, à época, a equipe de produção trabalhou incansavelmente e abriu as portas até aos fins de semana para conseguir entregar mais produtos e, assim, atender a grande demanda dos hospitais do Ceará. “Vir aqui na Escola, onde tudo começou, é como se fosse o encontro do início com o fim, em que a gente montou, deu vida ao projeto Elmo e, com isso, ajudou a salvar muitas vidas. Não podemos deixar esse legado para trás, já que o equipamento ainda tem muitos usos”, relata.

O equipamento foi inovador, pois surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por covid-19. Atualmente, ele pode ser utilizado para tratar diversos outros problemas, como insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória por edema agudo de pulmão, pneumonia e, ainda, em pacientes com problemas respiratórios no pós-operatório de grandes cirurgias, como da caixa torácica ou abdome. Além disso, desde junho deste ano, o Elmo está em processo de incorporação para tratamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai aumentar a demanda por novos equipamentos para atender a todos os municípios que precisarem. 

“Foi uma reunião muito produtiva e promissora, pois fortalece agora a entrada de um novo ciclo, aquele em que a pandemia está sob controle. Assim, podemos expandir o acesso a essa inovação em outras condições, que não a covid, pelo Brasil todo e, quem sabe, para outros países”, pontua o superintendente da ESP e idealizador do capacete Elmo, Marcelo Alcantara.