ESP/CE apresenta prévia de pesquisa sobre Elmo em Congresso nacional

14 de outubro de 2022 - 14:19 # # # #

Texto: Juliana Marques | Imagem: Foto/divulgação

                        O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, durante seu momento de fala no Congresso

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) esteve presente no 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, em Campinas (SP). Um dos palestrantes convidados, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, apresentou uma prévia da pesquisa Elmo Registry, desenvolvida pela Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola.

O estudo visa descrever os efeitos da utilização do capacete Elmo em pacientes com insuficiência respiratória por Covid-19, por meio de um acompanhamento dos prontuários de todos os pacientes que utilizaram o dispositivo”, explica o gestor da área, Jadson Franco. Até o momento, a pesquisa é realizada no hospital Leonardo Da Vinci, Hospital de Messejana e em uma unidade da rede privada de saúde complementar, em Fortaleza.

A pesquisa permitirá compreender melhor os fatores associados a bons resultados com o uso do ELMO, identificando padrões e possibilitando futuros estudos clínicos. A expectativa é que os dados mostrem os efeitos do ELMO no tratamento dos pacientes de forma sistemática e padronizada, revelando sobre a história clínica, eficácia, segurança, modos, tempo de uso, ocorrência de eventos adversos e os preditores precoces de falha. O estudo começou em março e deve ser concluído em dezembro deste ano.

Durante o evento, Marcelo Alcantara falou não só da pesquisa, mas também da experiência com o Elmo no estado, seu desenvolvimento e ainda debateu casos clínicos.

O capacete Elmo é fruto de força-tarefa composta pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Fiec, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); UFC; e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Congresso

O Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia é o maior evento de Medicina Respiratória de todo hemisfério sul e um dos maiores do mundo e voltou este ano em seu formato presencial.

O Congresso tem uma programação que leva em consideração os desafios da prática médica diária, os avanços do conhecimento científico na área da Medicina Respiratória, a excelência e diversidade dos palestrantes e congressistas, os aspirantes e novos pneumologistas, o estímulo à pesquisa, ensino e aprendizado e as necessárias interação e congregação entre os pares.