ESP/CE inicia campanha com atividades de prevenção contra o câncer de mama

7 de outubro de 2022 - 14:17 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Raiane Ferreira

No mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), traz uma programação em alusão ao Outubro Rosa. A instituição contará com uma iluminação em tons da campanha na fachada do seu prédio, situado no bairro Meireles, em Fortaleza, e realizará iniciativas para o compartilhamento de informações, como debates, oficinas e apresentações culturais.

Para celebrar a data oficial do movimento no Brasil, a Biblioteca da ESP (Besp) realiza, no próximo dia 18 de outubro, série de atividades sobre o tema. Uma delas é a visita de uma equipe do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geon), que trará um coletivo de mulheres que passaram ou passam pelo tratamento contra o câncer de mama, neoplasia que acomete, principalmente, mulheres no fim do período reprodutivo.

LEIA TAMBÉM: Saúde do Ceará promove ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

As convidadas compartilharão as suas vivências e experiências de vida, discutindo a importância do debate acerca da doença e trazendo seus relatos pessoais junto aos profissionais da autarquia. A sensibilização encerrará com uma roda de conversa na Besp. Também haverá uma apresentação musical para encerrar as atividades do dia.

O gerente de pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco, diz que as programações do Outubro Rosa na instituição estão relacionadas ao projeto de modernização da Biblioteca, que inclui atividades culturais, partilhas de saberes, produção de conhecimento pela arte e a preservação da memória institucional da Escola.

“Esse evento segue o planejamento da Besp de trazer pautas da sociedade para discutir diferentes contextos da Ciência e de saberes populares, colocando-se como esse espaço de produção de conhecimento em temas que pautam o nosso dia a dia”, afirma o gestor, reforçando o convite para que todos vistam roupas cor-de-rosa para celebrar as ações no dia 18.

Câncer de mama

Doença resultante da multiplicação de células anormais na mama, podendo formar tumores com potencial de invasão em outros órgãos, o câncer de mama é o mais comum no Brasil, atrás somente do câncer de pele.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Governo Federal, em 2020 foram registradas 17.852 mortes pela doença no País. Em 2022, são estimados 66.280 novos casosUm em cada três, no entanto, pode ser curado se descoberto em sua fase inicial, por isso a importância do diagnóstico precoce e do tratamento oportuno.

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, sediada nos Estados Unidos. No Brasil, as primeiras movimentações em torno da causa foram mobilizadas a partir de 2002. Estudos desenvolvidos em todo o mundo confirmam que a campanha aumenta ações preventivas de combate à doença.