“Eu sou o Livro”: Biblioteca da ESP realiza ação para contar histórias de vida nesta sexta (1º)

30 de junho de 2022 - 14:54 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Sua vida daria um livro? Histórias reais de superação, amor, encontros, desencontros… Todas elas poderiam virar literatura. Motivada por essa perspectiva é que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lança nesta sexta-feira, 1º, o projeto “Eu Sou o Livro”. 

Idealizada pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), da ESP, a iniciativa objetiva criar um acervo de histórias humanas a partir das experiências de vida trazidas por diferentes pessoas da sociedade civil. A premissa é simples: em horário específico, os “livros humanos” estarão presentes para “serem lidos” no espaço da biblioteca da Escola. Assim, quem tem uma história para contar fica frente a frente com quem quiser ler aquela história, em um bate-papo no ambiente da biblioteca. 

Para participar e interagir com as “obras vivas”, basta realizar agendamento da visita à Besp por meio do site do projeto. Nessa primeira edição, serão apresentados quatro diferentes histórias: “Muito além de sonhos”; “Nossos (meus) passos vem de longe”; “Iracema e sua(s) vitória (as)”; “Uma metamorfose ambulante”. 

São narrativas que colocam no centro das discussões temas como representatividade, superação de dificuldades, preconceitos, estigmas, rótulos sociais. “Nesse movimento de ler histórias humanas, ler pessoas, nós entendemos que se faz também um encontro consigo mesmo, como um reflexo da história do outro que tem um encontro com a sua própria história”, afirma Jadson Franco, gerente de Pesquisa em Saúde da ESP. 

As apresentações ocorrerão durante essa sexta-feira (1º) a partir das 09h30 da manhã. Um dos “livros humanos” é o administrador Amon Elpídio, que dividirá a história “Muito Além de Sonhos”. “Nós entendemos que esses encontros, também se tornam formas de disseminar conhecimento, além de compor o acervo de serviços de projetos de modernização da Besp”, finaliza Jadson. 

A equipe organizadora do projeto informa que os interessados em se tornar um livro humano da Besp podem solicitar inscrição pelo e-mail: gepes@esp.ce.gov.br ou pelo telefone: (085) 3101. 1410. 

Serviço

Lançamento do “Eu sou o Livro”
Dia: 01 de Junho de 2022
Onde: Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (BESP/CE)
Agende sua participação